Home / Notícias / BE apresentou propostas para o Plano de Atividades e Orçamento Municipal de Viseu para 2022.

BE apresentou propostas para o Plano de Atividades e Orçamento Municipal de Viseu para 2022.

As propostas são proposições dos princípios básicos que o Bloco de Esquerda defende com vista a uma democracia local mais participada e a afirmação objetiva de resposta a problemas concretos das pessoas no Concelho de Viseu.

Os contributos dividem-se em oito áreas: maior participação popular e reforço da cidadania, responder à crise social, garantir o direito à habitação, repensar a mobilidade, promover o trabalho digno e a economia local, proteger o ambiente e os animais, valorizar a cultura e o património, e ainda apoiar o desporto.

As prioridades e medidas apontadas são a continuidade do programa com que nos apresentámos à Autárquicas de 26 de setembro, tendo sempre as pessoas do concelho e as suas necessidades como foco.

Assim, propomos que se dirija investimento com o fim de baixar os preços das casas, promovendo a recuperação de edificado público subaproveitado ou devoluto e recuperação de edificado privado devoluto de proprietários privados sem recursos, ficando com as receitas do arrendamento para o município até à recuperação do investimento.

Este mecanismo poderia ser aplicado em diversos edifícios do centro histórico, como a antiga Pensão Lusitano e Armazéns da Ribeira (na zona da Ribeira) ou o edifício com as portas 92 e 94 da Rua do Comércio (cujas traseiras se localizam na Rua D. Duarte), convertendo-os em residências para estudantes, dando resposta ao problema habitacional e dinamizando o centro histórico.

Também entendemos ser necessário o reforço da aposta nos transportes públicos para um concelho mais coeso, diminuindo as assimetrias entre as zonas mais próximas da cidade e as freguesias rurais. 

Ainda no campo da mobilidade sublinhamos, mais uma vez, a urgente necessidade de, enquanto não é concretizada a ligação ferroviária Aveiro-Viseu-Mangualde, avançar com a ligação de Viseu à linha da Beira Alta, através da A25, em todos os horários, através de autocarro, garantido e sem falhas.

Outra medida que avançamos é a atribuição automática da Tarifa Social de Água e Resíduos. Neste momento, tendo como referência dados de novembro de 2021 do Sistema de Informação da Tarifa Social de Energia, esta medida poderia beneficiar mais de 8 300 famílias.

No concelho de Viseu continuam a existir profundas assimetrias e desigualdades sociais onde os mais pobres e os mais vulneráveis necessitam inevitavelmente de atenção e solidariedade por forma a alcançar-se a tão almejada coesão social. Um concelho mais coeso, significa um concelho mais justo, mais equitativo e mais participativo em termos democráticos. É neste sentido que desenvolvemos o nosso trabalho e que apresentámos propostas concretas, que podem fazer a diferença na vida das pessoas!

 

Pode ver também

Mangualde atinge o maior número de bolseiros do ensino superior e aumenta verba em 40%

O Município de Mangualde tem este ano letivo 53 bolseiros do ensino superior, o maior …

Comente este artigo