Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / BE apresentou propostas para o Plano de Atividades e Orçamento Municipal de Viseu para 2022.

BE apresentou propostas para o Plano de Atividades e Orçamento Municipal de Viseu para 2022.

As propostas são proposições dos princípios básicos que o Bloco de Esquerda defende com vista a uma democracia local mais participada e a afirmação objetiva de resposta a problemas concretos das pessoas no Concelho de Viseu.

Os contributos dividem-se em oito áreas: maior participação popular e reforço da cidadania, responder à crise social, garantir o direito à habitação, repensar a mobilidade, promover o trabalho digno e a economia local, proteger o ambiente e os animais, valorizar a cultura e o património, e ainda apoiar o desporto.

As prioridades e medidas apontadas são a continuidade do programa com que nos apresentámos à Autárquicas de 26 de setembro, tendo sempre as pessoas do concelho e as suas necessidades como foco.

Assim, propomos que se dirija investimento com o fim de baixar os preços das casas, promovendo a recuperação de edificado público subaproveitado ou devoluto e recuperação de edificado privado devoluto de proprietários privados sem recursos, ficando com as receitas do arrendamento para o município até à recuperação do investimento.

Este mecanismo poderia ser aplicado em diversos edifícios do centro histórico, como a antiga Pensão Lusitano e Armazéns da Ribeira (na zona da Ribeira) ou o edifício com as portas 92 e 94 da Rua do Comércio (cujas traseiras se localizam na Rua D. Duarte), convertendo-os em residências para estudantes, dando resposta ao problema habitacional e dinamizando o centro histórico.

Também entendemos ser necessário o reforço da aposta nos transportes públicos para um concelho mais coeso, diminuindo as assimetrias entre as zonas mais próximas da cidade e as freguesias rurais. 

Ainda no campo da mobilidade sublinhamos, mais uma vez, a urgente necessidade de, enquanto não é concretizada a ligação ferroviária Aveiro-Viseu-Mangualde, avançar com a ligação de Viseu à linha da Beira Alta, através da A25, em todos os horários, através de autocarro, garantido e sem falhas.

Outra medida que avançamos é a atribuição automática da Tarifa Social de Água e Resíduos. Neste momento, tendo como referência dados de novembro de 2021 do Sistema de Informação da Tarifa Social de Energia, esta medida poderia beneficiar mais de 8 300 famílias.

No concelho de Viseu continuam a existir profundas assimetrias e desigualdades sociais onde os mais pobres e os mais vulneráveis necessitam inevitavelmente de atenção e solidariedade por forma a alcançar-se a tão almejada coesão social. Um concelho mais coeso, significa um concelho mais justo, mais equitativo e mais participativo em termos democráticos. É neste sentido que desenvolvemos o nosso trabalho e que apresentámos propostas concretas, que podem fazer a diferença na vida das pessoas!

 

Pode ver também

Novo espaço verde vai abrir ao público no centro de Viseu

Um novo espaço verde com mais de dois hectares vai ficar disponível para fruição pública …

Comente este artigo