Home / Notícias / Avião que levou Papa Francisco de volta a Roma chamava-se “Grão Vasco”
Fotografia da Sic Notícias/Paulo Cunha

Avião que levou Papa Francisco de volta a Roma chamava-se “Grão Vasco”

Toda a gente sabe que o Papa Francisco esteve em Portugal para assinalar a comemoração do Centenário das Aparições e canonizar os pastorinhos Francisco e Jacinta. Contudo, o que talvez tenha passado despercebido é o nome do avião que levou o Papa de volta a Roma.

A bordo de um avião Airbus A320 o que chamou a atenção à nossa redacção foi o nome inscrito na parte da frente do transporte aéreo. Afinal, o Papa Francisco viajou num avião baptizado de Grão Vasco. O lendário pintor de Viseu, mestre da pintura renascentista e figura mítica das artes portuguesas.

Vasco Fernandes, nome verdadeiro, produziu uma obra imensa e intensa no significado religioso. Há quem diga que o mestre de Viseu poderá não ter nascido na cidade mas pelo menos foi aqui que passou grande parte da vida.

O primeiro trabalho de que há registo foi o retábulo da capela-mor da Sé de Lamego que lhe rendeu “350$000 réis, 100 alqueires de milho e 2 pipas de vinho”.

O Museu Nacional Grão Vasco de Viseu, como não poderia deixar de ser, é quem guarda e expõe a maior parte das suas pinturas.

Grão Vasco foi um dos primeiros pintores portugueses a assinar os seus quadros.

Peça de Maria Sousa/AliveFm.

 

Pode ver também

Mangualde atinge o maior número de bolseiros do ensino superior e aumenta verba em 40%

O Município de Mangualde tem este ano letivo 53 bolseiros do ensino superior, o maior …

Comente este artigo