Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Autárquicas: Iniciativa Liberal quer dar destaque ao rio Pavia em Viseu
Fernando Figueiredo candidato da Iniciativa Liberal à CM de Viseu

Autárquicas: Iniciativa Liberal quer dar destaque ao rio Pavia em Viseu

O candidato à presidência da Câmara de Viseu pela Iniciativa liberal (IL), Fernando Figueiredo, apresentou um projeto no qual o Rio Pavia é o elemento principal para ter maior visibilidade junto dos viseenses e dos turistas.

“Mudamos completamente a zona mais baixa da cidade com este figurino. Eu quero uma cidade que tenha ambição, que seja audaz, que seja capaz de se reinventar, de descobrir os novos tempos e de se transformar para aquilo que aí vem”, defendeu Fernando Figueiredo.

O projeto abrange mais de um quilómetro do Rio Pavia, em toda a área urbana que ele atravessa, desde sensivelmente a zona do Fontelo e os chamados Moinhos da Balsa, momento em que o rio entra em zonas verdes e se afasta da cidade.

“Estamos com o 5G à porta, nada mais vai ser igual e também é preciso que Viseu fuja desta interioridade e comece a descobrir esta modernidade e se afirme como uma cidade de referência na Europa”, acrescentou.

Assim, do projeto faz parte a criação de “um corredor verde entre o Fontelo e o Parque Urbano de Santiago; entre a Cava de Viriato e o jardim de Santo António, através de passadiços”, e a deslocalização da feira semanal para, no atual espaço, nascer um espelho de água.

“Com esplanadas, desportos, os pequenos desportos náuticos, onde há um centro de negócios, onde, ao fim e ao cabo, vamos descobrir Viseu dos anos [19]30 se os viseenses nos confiarem os votos e quiserem apostar nesta nova forma de sonhar a cidade”, disse.

Segundo Fernando Figueiredo, o “novo [rio] Pavia” que o partido planeou para a cidade” tem especial incidência no espaço da feira e o candidato estima que “a obra leve cerca de dois anos para se realizar, sendo que para a feira semanal seriam suficientes seis meses” para se instalar.

“Vamos fazê-lo de uma forma faseada e tem um custo estimado na ordem dos 7,5 milhões de euros para um retorno esperado de investimento na ordem dos nove a 10 ME”, calculou, apesar de dizer que “isto não dispensa um estudo mais aprofundado e rigoroso”.

Mas, acrescentou, “sempre com o mesmo princípio, fazer mais com menos e isso é o que a Iniciativa Liberal tem defendido e é uma imagem de marca da campanha” para as eleições autárquicas de domingo.

Fernando Figueiredo considerou que “é possível cortar nos impostos” e “cortar também nas despesas” e, para isso, este projeto deve avançar com investimento privado, sendo que à autarquia “cabe basicamente a nova feira semanal e a parte estrutural do espelho de água”.

 

Pode ver também

V.N.Paiva – 1ª Reunião de Câmara do Novo Executivo

Realizou-se na manhã desta sexta-feira, 22 de outubro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de …

Comente este artigo