Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Autárquicas: Equilibrar as assimetrias de Oliveira de Frades é objetivo do candidato da CDU

Autárquicas: Equilibrar as assimetrias de Oliveira de Frades é objetivo do candidato da CDU

A CDU candidata a Oliveira de Frades, no distrito de Viseu, o geógrafo Miguel Martins, que elege como principal bandeira o combate às assimetrias entre a sede do concelho e as freguesias periféricas.

“Na CDU, pretendemos atenuar a assimetria que existe entre a sede de concelho e as freguesias periféricas. É um concelho a duas velocidades, em que há a concentração de serviços na sede”, afirmou à agência Lusa o cabeça de lista.

Miguel Martins, de 42 anos, é geógrafo, membro da Assembleia de Freguesia de Pinheiro e membro da direção nacional do Partido Ecologista “Os Verdes”.

“Fruto de políticas locais mas também nacionais, assistimos ao encerramento de muitos serviços públicos, como escolas e extensões de saúde, e o que verificamos é que os serviços das freguesias, sobretudo as mais periféricas, têm vindo a definhar. É preciso equilibrar a assimetria do concelho”, apontou.

A segunda prioridade da sua lista passa por responder à falta de transportes públicos de um “concelho com cerca de dez mil pessoas, em que mais de 3.000 residem na sede do concelho e o resto da população não tem praticamente transporte, sobretudo após o período letivo”, criticou.

“Queremos inverter essa tendência de redução de oferta de carreiras e extinção de carreiras”, defendeu.

Na área do ambiente, Miguel Martins realça a necessidade da extensão da rede de saneamento.

“Estamos a falar de um concelho com indústria, mas que tem um saneamento do século passado. Cerca de 30% está coberto pela rede. É das piores coberturas do país e o tratamento dos efluentes é inexistente”, disse.

Miguel Martins frisou que as estações de tratamento de águas residuais (ETAR) não funcionam.

“Para além de expandir a rede de saneamento, é preciso construir pequenas ETAR pelas freguesias e uma grande ETAR para tratar os efluentes da sede do concelho e da zona industrial”, apontou.

O candidato da CDU elegeu ainda como outra prioridade da sua campanha uma “recuperação agrícola e florestal” do concelho, que considera que não aconteceu após os incêndios de 2017, assistindo-se ao crescimento e proliferação “de espécies exóticas como as acácias ou eucaliptos que despontam naturalmente”.

Em 2017, a CDU esteve “a 20 votos” de eleger um deputado municipal, sendo esse o grande objetivo para estas autárquicas, apontou, realçando que a coligação tem já vários eleitos em assembleias de freguesia do município.

Às eleições autárquicas marcadas para 26 de setembro, também se apresenta o atual presidente da Câmara de Oliveira de Frades, Paulo Ferreira (Nós, Cidadãos!), Porfírio Carvalho (PS) e João Valério (PSD/CDS-PP).

Dos cinco mandatos, em 2017, foram eleitos três pelo grupo independente Nós Cidadãos, liderado pelo presidente, Paulo Ferreira, com 46,96% dos votos, e dois da oposição do PSD/CDS-PP, com 40,51%.

 

Pode ver também

Autárquicas 2021: Patrícia Gaspar esteve em Vila Nova de Paiva

Na tarde desta quinta-feira, 23 de setembro, a dois dias de terminar a campanha eleitoral …

Comente este artigo