Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Autárquicas: Candidata da CDU quer estancar o despovoamento em Castro Daire

Autárquicas: Candidata da CDU quer estancar o despovoamento em Castro Daire

A CDU apresenta como candidata à Câmara de Castro Daire, no distrito de Viseu, a professora Isabel Souto, que elege a luta contra o despovoamento no concelho como a principal prioridade da campanha.

“Falta capacidade para atrair investimento e as consequências estão à vista: empobrecimento, despovoamento e os Censos2021 vêm provar isso mesmo. Os jovens saem do concelho e ficam apenas aqueles ligados a pequenas empresas familiares ou ligados à grande central de pequenos empregos que é a Câmara”, disse à agência Lusa a candidata, que já tinha encabeçado a lista da CDU em 2017.

Isabel Souto, de 51 anos, é militante do Partido Ecologista “Os Verdes” e é professora do ensino secundário no Agrupamento de Escolas de Castro Daire.

A candidata salienta que os serviços públicos estão “cada vez mais deficientes e são cada vez mais escassos” e promete um papel interventivo junto das aldeias do concelho, que “estão abandonadas e esquecidas”.

“Há muito para fazer pela qualidade de vida de quem continua a ter coragem de viver no concelho. A CDU não apresenta projetos faraónicos, mas antes uma vontade de melhorar a vida de quem cá está no concelho e não promessas que ficam nos ‘outdoors’ durante o período de campanha eleitoral”, asseverou.

Para Isabel Souto, falta uma visão estratégica para o concelho.

“Estamos ao lado da A24. Não se podem desculpabilizar com falta de acessos, nem com o centralismo, porque quem está na terra representa os partidos políticos do poder central e então tem de exigir junto deles investimento para a terra”, frisou.

Reconhecendo que este é um território “muito difícil” para a CDU, a candidata realçou que as listas apresentadas integram “muitos jovens, que estão cansados destes oportunismos políticos e interesses instalados no concelho”.

“Não é fácil assumir um compromisso pela CDU nesta região, mas as pessoas apresentam-se com coragem para exigir uma mudança”, realçou, considerando que a voz desta coligação “é cada vez mais precisa” porque as pessoas “estão fartas”.

Para além de Isabel Souto, candidatam-se à Câmara de Castro Daire o atual presidente do município, Paulo Almeida (coligação PSD/CDS-PP), Fernando Carneiro (PS) e Manuel José Pertancho (Chega).

O executivo é composto por quatro elementos da coligação PSD/CDS-PP e a Câmara tem ainda três vereadores, sem pelouro, eleitos pelo PS.

 

Pode ver também

Autárquicas 2021: Debate com os candidatos ao Município de Sátão

Parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4 Parte 5 Parte 6 Parte 7  

Comente este artigo