Está concluída a primeira fase do projeto “Operação Brincar”, que visa tornar os recreios escolares em sítios mais atrativos para as crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo.
Para a renovação dos espaços foram concebidos equipamentos lúdicos, para estimularem a atividade física e promover a autonomia das crianças a nível motor, bem como para promover o ato de brincar. Os equipamentos foram feitos a partir de uma perspetiva mais sustentável e ecológica, reutilizando materiais.
Ao longo do desenvolvimento do projeto foram feitas pinturas nas paredes e no chão de forma a serem como jogos de perícia e precisão, e foi ainda construído material lúdico com pneus e madeira, fazendo percursos de equilíbrio e obstáculos, bem como bancos para contar e ouvir histórias.
Antes de partir para a realização do projeto, foi feita uma análise de cada espaço para perceber o que poderia ser feito em cada um, seguido de uma organização dos recreios escolares num dossie, tendo em conta parâmetros como a caracterização do espaço, nível de ensino, número de alunos, planos de melhoria e material necessário.
O projeto foi desenvolvido pelo gabinete de Desporto, juntamente com o Gabinete de Educação, a Biblioteca Municipal e os agrupamentos de escolas do concelho.
Comente este artigo