O Município de Castro Daire apresentou candidatura ao Fundo Ambiental, Programa RecolhaBio – Apoio à implementação de projetos de recolha de seletiva de biorresíduos, em parceria com a CIM Viseu Dão Lafões.
Este programa tem como objetivo aumentar a quantidade e a qualidade da recolha seletiva de biorresíduos e valorização dos mesmos. Assim, no âmbito deste financiamento, a autarquia através de diversas medidas que irá adotar, pretende promover boas práticas no tratamento de biorresíduos, sejam através da atribuição de compostores domésticos a famílias castrenses, sejam através da compostagem comunitária, acompanhada de formação específica.
Desta forma, e numa primeira fase, o Município pretende incentivar à recolha seletiva de biorresíduos na origem apostando na atribuição de 200 compostores domésticos de 300L e um contentor de recolha seletiva de orgânicos de forma gratuita, para que as famílias possam valorizar este tipo de resíduo desviando o mesmo do aterro e transformando-o em composto orgânico.
Os compostores domésticos e os contentores entregues serão gratuitos e, no momento da sua entrega, os munícipes receberão formação específica acerca da sua utilização, bem como um guia de apoio.
A sua atribuição pressupõe os seguintes critérios:
• ser residente no concelho de Castro Daire;
• possuir espaço exterior para colocação de compostor de 300L em quinta, horta, jardim ou terraço com espaço em terra.
Candidate-se, até ao próximo dia 10 de setembro de 2023, através do preenchimento do formulário online, receba o seu compostor doméstico e contribua para as metas europeias da reciclagem, porque ao compostar está a valorizar.
Comente este artigo