Home / Notícias / Autarca de Viseu pede ao Governo para que via férrea passe pela cidade

Autarca de Viseu pede ao Governo para que via férrea passe pela cidade

O autarca de Viseu, Fernando Ruas, aproveitou a presença do ministro da Infraestruras, João Galamba para dizer que assistiu à apresentação do Plano Ferroviário Nacional e viu, “com muito gosto, que Viseu está apontado para a alta velocidade”, no eixo Aveiro – Vilar Formoso.

“É evidente que não nos agrada o horizonte temporal. Eu próprio não verei nunca essa obra concretizada”, referiu.

E acrescentou um pedido: “Gostaria que o senhor ministro deixasse aqui esse compromisso de que a ferrovia, quando vier, é mesmo por aqui, até para cumprir o desígnio do Governo, que nos prometeu, há muito tempo, que cada capital de distrito seria servida por via férrea”.

“Tendo por base o desígnio de levar a ferrovia a todas as capitais de distrito, o comboio tem mesmo de regressar a Viseu. Portugal precisa e o distrito de Viseu merece”, respondeu-lhe o governante.

João Galamba lembrou que “o Plano Ferroviário Nacional, que está em consulta pública até ao final do mês, prevê a construção de uma nova ligação ferroviária entre o litoral e o interior Centro, no eixo Aveiro – Viseu – Guarda – Vilar Formoso”.

“Estamos, por isso, convictos de que, em breve, Viseu deixará de ser a maior cidade da Europa sem ligação ferroviária, sendo certo que isso vai permitir catapultar o crescimento desta região e melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes, assegurando melhores ligações ao resto do território nacional”, acrescentou.

 

Pode ver também

A Freguesia de Touro, no concelho de Vila Nova de Paiva foi novamente distinguida nos prémios Autarquia do Ano

A Freguesia do Touro obteve uma Menção Honrosa, na categoria Ambiente- Urbanismo e boas práticas …

Comente este artigo