Home / Notícias / Associação de apicultores vai construir nova unidade meleira em Viseu
Foto Arquivo

Associação de apicultores vai construir nova unidade meleira em Viseu

O presidente da câmara de Viseu Almeida Henriques visitou o espaço onde vai nascer uma unidade meleira e manifestou desejo de reforçar parceria com a instituição 

Com mais de 600 associados, que produzem cerca de 220 toneladas de mel/ano, a Associação dos Apicultores da Beira Alta vai dar um passo importante com vista ao desenvolvimento da atividade na região.

O autarca Almeida Henriques, destacou a importância da apicultura na região, o que torna a atividade da Associação dos Apicultores da Beira Alta de grande importância.

“Pouco gente tem consciência da importância que as abelhas têm num território como o nosso, que coloca as questões ambientais no topo das prioridades. Estas associações são muito importantes”, começou por referir.

Depois de garantir que o Município irá apoiar a construção da unidade meleira, o autarca desafiou a Associação a assumir outras parcerias com o Município, em particular na vertente pedagógica, lançando o desafio que, no âmbito do Viseu Educa, a Associação ensine as crianças para a importância do mel e das abelhas”, não descurando a importância da apicultura enquanto atividade económica, que representa já 3 milhões de euros por ano.

Já Henrique Machado, presidente da Assembleia Geral da instituição, explicou que o novo equipamento vai permitir abrir a produção a novos mercados, nomeadamente internacionais.

“Depois dos passos que demos no apoio técnico e, numa fase posterior, na formação, damos agora o passo da organização da produção”, explicou o responsável, adiantando que a nova melaria “permitirá aos produtores terem as condições adequadas de acesso aos mercados nacionais e internacionais”.

Instalada no Parque Industrial de Coimbrões, a unidade meleira representa um investimento na ordem dos 100 mil euros, e vai permitir a extração de 4 toneladas de mel por dia.

 

Pode ver também

Chuva está de regresso 6.ª feira no Norte e Centro do País

Atendendo à previsão do IPMA (Instituto Português do Mar e Atmosfera), esta quinta-feira, 19 de …

Comente este artigo