Home / Notícias / Assembleia Municipal de Lamego aprova maior orçamento de sempre

Assembleia Municipal de Lamego aprova maior orçamento de sempre

A Assembleia Municipal de Lamego aprovou, por maioria, em sessão ordinária realizada a 15 de dezembro, as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2024 do Município de Lamego. Com um montante global de 56,5 milhões de euros, este é o maior orçamento alguma vez apresentado nesta autarquia, na sequência do contributo das novas competências atribuídas pelo Governo, nas áreas da educação, saúde e ação social, que implicam um aumento orçamental de 4,4 milhões de euros. O Plano Plurianual de Investimentos inclui um conjunto muito relevante de projetos com financiamento já assegurado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Está previsto o lançamento de importantes obras como a criação do novo Parque da Saúde que vai melhorar a prestação de cuidados de saúde primários à população e a construção de 119 fogos de habitação social na cidade de Lamego e na freguesia de Cambres. O Município de Lamego também vai avançar, em simultâneo, com a requalificação das escolas EB 2/3 e a EB da Sé, a criação do novo pólo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL) no interior do Mercado Municipal, a requalificação urbana da cidade e das vilas de Britiande e Cambres, a repavimentação de estradas e a construção de vários equipamentos relevantes nas freguesias, entre outros investimentos.

O Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, sublinha que este Orçamento permite “encarar o futuro com otimismo e aproveitar a oportunidade de beneficiar dos fundos comunitários disponíveis e de os colocar ao serviço dos Lamecenses”. “Lamego vai entrar numa nova fase de crescimento e modernização. A concretização de novas ideias e projetos vai melhorar o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas e ajudar à fixação de novos residentes. Apesar do clima político e económico adverso, este executivo promove o aumento do investimento e apresenta um Orçamento realista que dá sinais positivos às famílias e às empresas”, fundamenta. Em nome da estabilidade fiscal, mantém-se o valor de todos os impostos.

No próximo ano, está prevista a conclusão das obras que estão em curso no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Lamego e a execução de novos projetos para responder às aspirações dos lamecenses, das empresas e das instituições, nomeadamente a criação de soluções de habitação acessível para jovens e famílias de classe média, bem como habitação social para famílias carenciadas.
Estratégia Local de Habitação foi revista e prevê a construção, até 2026, de 119 fogos de habitação, de tipologia T1 a T4, na cidade de Lamego e na freguesia de Cambres, resultantes de construção nova e da reabilitação de vários edifícios. As famílias carenciadas do concelho serão realojadas e terão, pela primeira vez, acesso a uma habitação condigna a custos controlados e com todas as condições de conforto.

O Município de Lamego também vai avançar com a construção do novo Parque da Saúde, junto ao antigo Hospital de Lamego e do Bairro de Alvoraçães, num investimento de 11 milhões de euros. No âmbito da transferência de competências no domínio da saúde para a esfera municipal, a nova unidade junta num único edifício vários equipamentos atualmente dispersos pela cidade: unidades de saúde familiar, centro de diagnóstico pneumológico, equipas de tratamento, unidade de saúde pública e agrupamento de centros de saúde, entre outros serviços. O novo projeto tem uma área de implementação de 6500 metros e será acompanhado pela requalificação das acessibilidades envolventes, nomeadamente o alargamento da Calçada da Guerra, desde a Escola Secundária Latino Coelho até ao cruzamento para a Serra das Meadas, e a reconfiguração da Av, das Acácias.

Nas Grandes Opções do Plano, as funções sociais ficam com 24.375.094 euros, dos quais 5.118.830 euros se destinam à Educação, 793.066 euros ao Ordenamento do Território, 2.893.696 euros ao Desporto e 1.295.500 euros à Cultura. Para a Mobilidade, foi destinada uma verba de 7.731.842 euros.
O estreitamento de parcerias com os principais atores públicos e privados e o apoio às juntas de freguesia e aos clubes e coletividades, também continuarão a ser um baluarte da ação do Município de Lamego e da política de descentralização e resposta próxima aos anseios e problemas da população.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo