Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Artesãos de Viseu Dão Lafões criam peças inspiradas nas mesas de refeições

Artesãos de Viseu Dão Lafões criam peças inspiradas nas mesas de refeições

Quatro peças foram criadas por artesãos da região Viseu Dão Lafões, com base em técnicas, matérias e tradições locais e em conjunto com a designer Irena Ubler e participantes em oficinas, no âmbito do projeto Craft Turismo Criativo.

Inspiradas nas mesas de refeições tradicionais, as novas criações valorizam o património imaterial e têm aplicação no dia-a-dia, explicou a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, que desenvolve este projeto em parceria com a Associação de Desenvolvimento do Dão (ADD).

“Estes objetos originais, já em produção, que combinam práticas tradicionais com interpretações contemporâneas, terão aplicação prática, podendo ser utilizados no dia a dia, e vêm contribuir para a valorização do património imaterial da região de Viseu”, referiu a CIM, em comunicado hoje divulgado.

Em junho, realizaram-se quatro oficinas de cocriação prévias, que envolveram os artesãos, os participantes e a designer de produto Irena Ubler.

Segundo a CIM, “os participantes nas oficinas tiveram oportunidade de conhecer e experimentar várias técnicas artesanais, em contacto com artesãos locais, nomeadamente técnicas de ferro e vidro, cestaria, têxtil e cerâmica”.

O objetivo das quatro oficinas foi a criação das quatro peças, pensadas para compor uma mesa de refeição, seja em casa, seja num restaurante. Depois de produzidas, também farão parte de uma exposição ‘online’.

A fonte de inspiração comum aos quatro objetos, proposta por Irena Ubler, foi “Cultivar, Socializar, Alimentar”.

“Queremos valorizar todo este conhecimento, que está tão ligado às pessoas, à agricultura e à preparação dos alimentos, e produzir objetos novos, mas de forma sustentável”, explicou a designer.

No seu entender, a melhor forma de honrar este património é levando-o “para a mesa, uma vez que a refeição é um momento tão importante”, em que se partilha “comida e a felicidade de estar com a família e os amigos”.

O Craft Turismo Criativo é um projeto de valorização, qualificação e promoção turística, que parte dos recursos e ativos patrimoniais, culturais e imateriais associados ao artesanato.

“Reinterpretar técnicas e matérias-primas tradicionais de forma inovadora, com novas abordagens estéticas, que contribuam para a afirmação do património artesanal regional como ativo cultural e turístico, são os principais objetivos”, explicou a CIM.

A parceria da CIM e da ADD conta com a participação ativa de participantes de Aguiar da Beira, Nelas, Mangualde, Penalva do Castelo e Sátão.

De acordo com o secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, “as oficinas de cocriação do projeto Craft Turismo Criativo constituíram um sucesso imediato”.

“Foi muito gratificante assistir à partilha de conhecimentos e ao diálogo intergeracional entre os artesãos e os participantes nas oficinas, com a preciosa ajuda criativa da designer Irina Ubler. Estou certo de que este projeto, que ainda está a dar os primeiros passos, vai surpreender-nos a todos pela grande qualidade dos seus resultados”, realçou.

O coordenador da ADD, Emanuel Ribeiro, considerou que “o saber-fazer artesanal está a ganhar novas formas nos dias de hoje, pelas mãos dos artesãos, que estão a conseguir preservar os saberes e modos de produção tradicionais, ao mesmo tempo que os reinventam de forma criativa”.

“Iniciativas como este projeto são a melhor garantia de que os conhecimentos adquiridos ao longo das gerações não se vão perder”, sublinhou.

 

Pode ver também

Natal: Comboio Turístico circula pelas ruas da Cidade-Jardim

Com 6 viagens diárias e ponto de partida na Praça da República (Rossio), o comboio …

Comente este artigo