O Executivo Municipal de Viseu aprovou em reunião pública de Câmara, a proposta de adjudicação, compromisso e minuta do contrato para à construção do Centro de Recolha Oficial (CRO) de Viseu, proposta esta que resulta de um segundo procedimento concursal, lançado em agosto deste ano.
O novo CRO | Canil e Gatil de Viseu será radicado na Freguesia de Rio de Loba, junto ao recinto da atual Feira de Gado, e o investimento rondará os 400 mil euros, com um prazo de execução de 189 dias.
A obra tem por objetivo criar um equipamento qualificado e pronto a dar resposta ao elevado número de animais errantes no concelho de Viseu, atuando assim na saúde e bem-estar animal e prevenindo situações que possam colocar em risco a segurança, a higiene e a saúde públicas.
Numa primeira fase, e numa vertente sanitária, o Centro de Recolha Oficial desempenhará um papel fulcral na vigilância de doenças infeciosas graves que podem ser transmitidas ao ser humano, como é o caso da raiva, mas também no controlo da propagação de outras como a leishmaniose, por exemplo.
Comente este artigo