Home / Notícias / APPACDM de Viseu constrói por mais de 2 ME centro de atividades e capacitação

APPACDM de Viseu constrói por mais de 2 ME centro de atividades e capacitação

 A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viseu vai adjudicar, por mais de dois milhões de euros (ME), a construção de um centro de atividades e capacitação, que acolherá também familiares de utentes.

“Assinámos a deliberação de adjudicação de uma obra que vai nascer, ou seja, vamos ter um novo CACI [centro de atividades e capacitação para a inclusão]”, anunciou hoje o presidente da instituição, Pedro Baila Antunes.

A obra “está inscrita no PRR [Plano de Recuperação e Resiliência], com um financiamento de 85%, de um total superior a dois milhões de euros” para a construção de raiz do novo espaço, especificou o responsável.

No dia em que a sede recebeu o jogador da seleção nacional de futebol António Silva, o presidente da APPACDM de Viseu afirmou que “tudo o que é feito, é para proporcionar bem-estar e alegria” aos utentes e este projeto tem “o mesmo propósito”.

A nova construção será “um espaço inovador, que terá ATL [atividades de tempos livres], porque a população com deficiência está a ficar muito envelhecida e os pais também, mas muitos querem continuar a viver com os familiares”, apontou.

Para isso, sustentou Pedro Bailla Antunes, “têm de ser criadas condições para que possam estar na instituição em férias e para isso há necessidade de espaço para as atividades”.

“Também há muita procura para lares e essa é uma das nossas lutas, mas este CACI é, essencialmente, para criar mais condições para as atividades do dia-a-dia e precisamos de mais espaço”, sublinhou.

Inserida numa quinta com “quase 15 hectares”, a APPACDM de Viseu tem, atualmente, 180 utentes em estabelecimento, embora a instituição “sirva perto de 1.000 [pessoas], porque é prestado muito apoio no exterior, nomeadamente nas escolas”, através de terapias.

A nova valência, com “capacidade para mais 60 pessoas”, vai nascer na quinta da instituição, na freguesia de Repeses, Viseu, “junto ao edifício central”, ficando, “tudo no mesmo complexo”, realçou.

A APPACDM de Viseu, que é a maior instituição do distrito nesta área, também está presente no concelho de Santa Comba Dão e vai estender-se ao município de Resende, frisou Pedro Bailla Antunes, que assumiu a presidência da instituição em janeiro deste ano.

Lusa

 

Pode ver também

Pedro Pimpão foi eleito presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP)

No XXVII Congresso, que decorreu este fim de semana (13 e 14 de dezembro) em …

Comente este artigo