Os ex-trabalhadores da Empresa Nacional de Urânio (ENU) e os moradores da Urgeiriça, no concelho de Nelas, exigem receber o relatório sobre as 28 habitações intervencionadas no âmbito do processo de recuperação ambiental.
Numa moção, os ex-trabalhadores e os moradores lamentam que a Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM) não tenha “enviado o relatório final radiológico das 28 habitações intervencionadas, como a Associação dos Ex-Trabalhadores das Minas de Urânio (ATMU) havia solicitado, a fim de que os moradores pudessem ser devidamente informados” sobre os valores das radiações.
A extinta Empresa Nacional de Urânio (ENU) – sediada na Urgeiriça, no concelho de Nelas – foi durante décadas responsável pela exploração de urânio em Portugal, tendo depois o Estado vendido as habitações situadas no complexo mineiro.
Na moção, é exigido “que todas as habitações já intervencionadas no âmbito da recuperação ambiental sejam precedidas do relatório final de avaliação radiológica, servindo este de declaração conforme as suas habitações se encontram com os níveis radiológicos estabelecidos pela Comissão Europeia”.
Os ex-trabalhadores e os moradores querem também “que a recuperação ambiental das habitações da Urgeiriça estabelecida no protocolo entre o governo e a comissão de moradores, em 2008, tenha uma data de conclusão célere, tendo em conta a necessidade dos moradores terem direito a uma habitação saudável e a viverem numa zona descontaminada”.
Caso as exigências não sejam aceites pela EMD, “os moradores, com a solidariedade dos ex-trabalhadores da ENU”, prometem fazer uma vigília de protesto.
Comente este artigo