Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Antigo cônsul Aristides de Sousa Mendes recebe hoje honras de Panteão Nacional

Antigo cônsul Aristides de Sousa Mendes recebe hoje honras de Panteão Nacional

O antigo Cônsul português, Aristides Sousa Mendes, vai ser homenageado com honras de Panteão Nacional, na forma de um túmulo sem corpo, já que não haverá trasladação. O corpo mantém-se no cemitério de Cabanas de Viriato.Aristides de Sousa Mendes foi cônsul-geral de Portugal em Bordéus, França.

Em 1940, contra ordens superiores de Lisboa, o diplomata português salvou milhares de famílias, fugidas à perseguição nazi, facultando vistos de entrada em Portugal.

Durante décadas o nome de Aristides foi quase apagado da história, chegou a ser considerado por muitos como um rebelde que desobedeceu às ordens recebidas.

Hoje recebe honras de Panteão Nacional e a jornalista Paula Veran foi ouvir um dos netos, que memórias guarda do avô.

Para a investigadora no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, Cláudia Ninhos, é importante as escolas estudarem e darem a conhecer o nome de Aristides Sousa Mendes, bem como as suas acções.

No tempo atual, sublinha a investigadora, é essencial a existência de valores como a empatia pelo outro e a solidariedade.

O tema da Segunda Guerra Mundial é de grande interesse para os jovens nas aulas. Eles têm muita curiosidade em saber mais. E num momento em que se fala tanto sobre refugiados e extremismos, a investigadora diz que é fundamental olhar para o passado e perceber o presente.

 

Pode ver também

Covid-19: Tondela com três jogadores infetados além do treinador Pako Ayestarán

Três jogadores do Tondela testaram positivo ao vírus SARS-CoV-2, depois de ter sido anunciado pelo …

Comente este artigo