Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Aluno da Escola Secundária Viriato testou positivo, turma está isolamento

Aluno da Escola Secundária Viriato testou positivo, turma está isolamento

Uma turma da Escola Secundária Viriato, em Viseu, foi colocada em isolamento depois de um aluno ter testado positivo, avançou à SIC Pedro Ribeiro, diretor do estabelecimento de ensino.

Por serem considerados contactos de baixo risco, os professores vão continuar a lecionar e os alunos vão passar a ter aulas através da internet.

Desde o início da pandemia, o concelho de Viseu registou 281 casos com várias cadeias e contágio. Uma das mais recentes foi nos Bombeiros Voluntários de Viseu, onde um bombeiro testou positivo.

O elemento da corporação foi infetado durante um serviço de socorro juntamente com uma médica do Centro Hospitalar de Viseu.

COMUNICADO AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO.

Face ao caso confirmado de COVID-19 (no sábado, dia 26 de setembro de 2020) num aluno da Escola Secundária Viriato (ESV) e a bem da correta e rigorosa informação, a Direção da Escola vem esclarecer o seguinte:

1. O aluno não manifestou sintomas em contexto escolar, apenas quando chegou a casa. Dirigiu-se às unidades de saúde e realizou logo o teste à COVID 19.

2. Assim que o caso foi confirmado pela Autoridade de Saúde Local (ASL), a Escola enviou todos os dados necessários para a análise epidemiológica.

3. A decisão pela ASL foi rápida. Considerou-se que a turma devia ficar em confinamento a partir do dia 28 de setembro e todos os alunos deviam fazer teste COVID.

4. A articulação com a Proteção Civil foi imediata e eficaz e a desinfeção da escola ocorreu no final da tarde de sábado.

5. A Direção da escola enviou informação e atualização da informação sobre o caso, quer aos Encarregados de Educação da turma em questão, quer aos professores e restantes funcionários da escola.

6. O caso positivo é proveniente de transmissão em contexto familiar e não escolar. O aluno em causa está, neste momento, bem de saúde e a família informada e apoiada pela escola e pelas autoridades de saúde.

7. Esclarecemos que um caso não é um surto. Aguardamos, pois, os resultados dos testes dos restantes alunos para atualizarmos a informação.

8. Reforça-se a importância do cumprimento das medidas de prevenção/higienização divulgadas à comunidade.

Cumprindo as medidas de prevenção/higienização divulgadas pela escola, esta continua a ser um local muito seguro. Tudo faremos para reduzir ao mínimo o risco de contágio e proteger todos os elementos da comunidade educativa, mantendo a função da Escola e salvaguardando a saúde pública.

Devemos encarar estas situações com serenidade e, desde que as autoridades e a escola desempenhem com celeridade e eficácia as suas funções, tal como foi o caso, estamos confiantes na rápida resolução do problema.

 

Pode ver também

Parque de Energias Renováveis de Vila Nova de Paiva vai produzir energia em 2023

Foi aprovado por maioria o projeto do parque de Energias Renováveis de painéis fotovoltaicos, em …

Comente este artigo