Home / Notícias / Aeródromo de Viseu: instalação de valências do “Centro de Emergência e Proteção Civil”

Aeródromo de Viseu: instalação de valências do “Centro de Emergência e Proteção Civil”

Foi assinadono Quartel dos Bombeiros Sapadores de Viseu, instalado no Aeródromo Municipal, o protocolo de cooperação tem por objetivo avançar com o projeto do “Centro de Emergência e Proteção Civil”.

Esta cooperação, entre o Município de Viseu e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), traduz-se na construção de um novo edifício na infraestrutura aeronáutica, bem como de três hangares, todos eles destinados à instalação de novas valências de socorro e Proteção Civil.

Conceição Azevedo presidente da câmara de Viseu realçou que o Centro vai aumentar a capacidade de resposta de socorro e Proteção Civil a nível nacional.

Numa fase inicial, este protocolo visa promover a execução dos projetos de arquitetura e especialidades para as obras do edifício e equipamentos que, futuramente, permitirão centralizar o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil (atual Comando Distrital de Operações de Socorro), o Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil alternativo e o Centro de Meio Aéreos.

O Presidente da ANEPC, Brigadeiro-General Duarte Costa, diz que este novo polo a instalar Aeródromo Municipal de Viseu, vai aumentar substancialmente a atuação destas forças no socorro às populações.

A instalação de valências de socorro e Proteção Civil no Aeródromo Municipal de Viseu vai também permitir uma resposta mais rápida e eficaz no combate aos incêndios rurais, realçou, Duarte Costa.

O Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Centro funciona atualmente no antigo edifício do Governo Civil de Viseu.

 

Pode ver também

Vários concelhos do distrito de Viseu em risco muito elevado de incêndio devido ao calor

Para esta quinta-feira, 18 de julho, o IPMA (Instituto Português do Mar e Atmosfera) prevê …

Comente este artigo