Home / Notícias / Adro da Sé recebe concerto a marcar os 900 anos da Carta de Foral de Viseu

Adro da Sé recebe concerto a marcar os 900 anos da Carta de Foral de Viseu

Evento acontece a 20 de setembro. Espetáculo contará com a atuação dos Retimbrar e Sopa de Pedra, aos quais, nesta ocasião, se juntam os convidados Teresa Salgueiro e o Coletivo Gira Sol Azul.

O Centro Histórico da cidade vai-se encher de música no dia 20 de setembro, pelas 21H30, na celebração de um marco de elevada importância histórica e identitária para a região: os 900 anos da Carta de Foral de Viseu. Desde maio deste ano que o programa de comemorações tem oferecido um amplo leque de eventos de elevada reputação cultural, artística e turística, que cruzam o passado e o presente.

O Adro da Sé será o palco deste espetáculo artístico, impregnado por um vibrante movimento do Norte, orquestrado por oito músicos, os Retimbrar. Com um estilo enraizado no folclore nacional, na poesia popular e na oralidade, que denominam de TugaBeat, os Retimbrar dão primazia à voz e ao corpo, num formato centrado nos ritmos e nos instrumentos de percussão portugueses.

A este coletivo, junta-se outro: o Sopa de Pedra. Com uma década de existência, o grupo explora a riqueza do legado tradicional português através de arranjos e harmonias polifónicas, interpretadas a capella. A banda, constituída por 10 mulheres, apresenta um vasto repertório, desde cânticos mirandeses ao Cante alentejano, das baladas açorianas até Zeca Afonso, e esgota concertos.

Depois de “Ao tambor”, tema gravado ao vivo pelos dois coletivos em 2023, concretiza-se agora, em palco, um cruzamento, há muito desejado de onde nasce um concerto elevado pelas vozes e agitado pelas percussões, assente num reportório de originais e reinterpretações que invoca claras afinidades com a ancestralidade das culturas de raiz ibérica.

Este concerto único, trará a palco, ainda, dois convidados especiais. Figura inconfundível no panorama musical nacional e com uma voz que conquistou salas de espetáculo por todo o mundo, Teresa Salgueiro junta-se ao coletivo viseense Gira Sol Azul, aqui representado por Ana Bento, Jasmim Pinto e Miguel Casanova. Este coletivo é promotor de atividades e formações de âmbito musical e artístico, e organizador do “Que Jazz É Este?” – Festival de Jazz de Viseu”, entre outras iniciativas de relevo no panorama cultural.   

 

Pode ver também

Em Penalva do Castelo bebé faleceu em creche da Santa Casa da Misericórdia 

Esta segunda-feira, 15 de abril, uma menina de três meses faleceu em Penalva do Castelo, …

Comente este artigo