Home / Notícias / 2 milhões para requalificar Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira

2 milhões para requalificar Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira

A escola básica e secundária de Moimenta da Beira vai ser alvo de obras de requalificação e modernização das instalações. O custo da empreitada está estimado em dois milhões de euros. O acordo de colaboração foi assinado terça-feira passada, 27 de Setembro, entre o Governo, através do Ministério da Educação, e a Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

Os trabalhos de requalificação e modernização são essenciais para a melhoria do desenvolvimento regular das actividades lectivas e para o prolongamento da vida física das suas instalações, que já levam mais de duas décadas de funcionamento ininterrupto.
A escola é constituída por seis pavilhões e por várias e extensas áreas de recreio e lazer, e a sua história está intimamente ligada à do Externato Infante D. Henrique, criado nos anos de 1940. Foi a partir deste que, no ano lectivo de 1971/1972, começou a funcionar a preparatória Duarte Madeira Arraias, e no seguinte (1972/1973) a secção liceal dependente do liceu Nacional de Lamego. Até que, em 1975, o decreto-lei 260-B/75, de 26 de Maio, funda a escola secundária de Moimenta da Beira, ainda no edifício do Externato.
Só no ano letivo de 1992/1993 se Iniciariam as obras de construção das atuais instalações, trabalhos que estariam concluídos logo no ano seguinte (1993/1994).

Uns anos depois a escola seria batizada com o nome de Joaquim Dias Rebelo, um seu antigo director, sacerdote, actual vigário-geral do Diocese de Lamego.

 

Pode ver também

Estradas Reabertas na Serra do Montemuro

As estradas da Serra do Montemuro, no distrito de Viseu, que ficaram cortadas na tarde de terça-feira …

Comente este artigo