Home / Notícias / Projeto “Comer Bem, Sorrir Melhor” foi apresentado
Foto: CIM Viseu Dão Lafões

Projeto “Comer Bem, Sorrir Melhor” foi apresentado

A CIM Viseu Dão Lafões e a Universidade Católica Portuguesa apresentaram esta terça-feira, 25 de novembro, na Casa do Adro, em Viseu, um novo ciclo do projeto “Comer Bem, Sorrir Melhor”, uma iniciativa que visa combater a elevada prevalência de cárie dentária em crianças e promover a saúde oral e nutricional em toda a região.

Neste novo ciclo, uma unidade móvel de saúde, equipada com tecnologia de inteligência artificial, irá percorrer pré-escolas e escolas básicas dos 14 municípios da região, onde realizará rastreios, consultas e ações educativas junto da população escolar em maior risco.

A unidade móvel de saúde do projeto “Comer Bem, Sorrir Melhor” vai permitir realizar rastreios e consultas no terreno a crianças do pré-escolar e 1º ciclo em situação de maior vulnerabilidade.

O projeto “Comer Bem, Sorrir Melhor” reforça a aposta da CIM Viseu Dão Lafões em iniciativas de inovação e coesão social com potencial de gerar impacto duradouro.

A intervenção baseia-se no protocolo CAMBRA® com sistema ICDAS, uma metodologia de prevenção e diagnóstico precoce que permite identificar lesões ainda reversíveis e adaptar o tratamento às necessidades individuais de cada criança.

Entre as principais novidades do projeto destaca-se o uso de tecnologia avançada de diagnóstico e a digitalização da dentição com impressão 3D.

O protocolo permite avaliar o risco de cárie de cada paciente de forma individualizada, personalizar o plano de tratamento e planear o cronograma de avaliações: conforme o risco de cada aluno, serão realizadas duas a três observações por ano. O programa inclui ainda consultas de nutrição, ações de literacia em saúde e atividades educativas que envolvem escolas, famílias e comunidades locais. O projeto inclui igualmente ações de prevenção do excesso de peso e obesidade infantil, cada vez mais comuns nas faixas etárias abrangidas.

A iniciativa resulta de uma colaboração entre a CIM Viseu Dão Lafões, os seus Municípios associados, a Universidade Católica Portuguesa, os Agrupamentos de Escolas, a Ordem dos Médicos Dentistas, a Ordem dos Nutricionistas, a Colgate, a Ordem de Malta e a Unidade Local de Saúde de Viseu Dão Lafões.

(Fonte: CIM Viseu Dão Lafões)

 

Pode ver também

São Pedro do Sul: Duas pessoas desalojados devido a incêndio na sua habitação

No início de tarde deste domingo, 23 de novembro, devido a um incêndio numa habitação …

Comente este artigo