O Município de Sernancelhe vai inaugurar, no próximo dia 24 de novembro, o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), uma estrutura criada em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), que tem como principal objetivo facilitar a integração e o acompanhamento de pessoas migrantes residentes ou em processo de fixação no concelho.
A cerimónia de inauguração terá lugar no próximo dia 24 de novembro às 15h00, nas instalações da Câmara Municipal de Sernancelhe, e contará com a presença do Ministro da Presidência, António Leitão Amaro, e do Presidente da AIMA – Agência para a Integração, Migrações e Asilo, Pedro Portugal Gaspar.
O novo CLAIM de Sernancelhe vai disponibilizar apoio personalizado nas áreas do emprego, habitação, educação, saúde, regularização documental e acesso a serviços públicos, funcionando como um ponto de contacto de proximidade entre a comunidade migrante e as instituições locais.
De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, Carlos Santos, “este centro é um passo importante para promover a igualdade de oportunidades e o diálogo intercultural no concelho, reforçando o compromisso de Sernancelhe com uma sociedade mais justa e inclusiva”.
De facto, a criação deste novo centro em Sernancelhe vem responder ao aumento da diversidade cultural e à necessidade de apoiar cidadãos estrangeiros que escolhem o concelho para viver e trabalhar, contribuindo para o desenvolvimento económico e social da região.
Os CLAIM são uma iniciativa do Alto Comissariado para as Migrações, em parceria com autarquias, associações e instituições locais, e integram uma rede nacional que visa apoiar migrantes em todo o território português.
O CLAIM de Sernancelhe vai funcionar nas instalações da Câmara Municipal de Sernancelhe, a partir do dia 25 de novembro, com atendimento disponível às quartas e sextas-feiras, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Alive FM 89.9 FM – Viseu Portal da Rádio Alive FM
Comente este artigo