O programa comunitário de exercício físico “Diabetes em Movimento”, dirigido às pessoas com diabetes Tipo 2, recomeça as suas atividades no próximo dia 1 de outubro. A iniciativa pretende levar os doentes a adotar um estilo de vida mais saudável, através do exercício físico, mas também ajudá-los a perceber que hábitos alimentares devem adotar para controlar a doença.
Todas as segundas, quartas e sextas-feiras, os utentes vão ter acesso a sessões de exercício físico no Centro Multiusos de Lamego, orientadas por técnicos da área e por enfermeiros. A participação é gratuita, mediante referenciação efetuada pelos médicos e enfermeiros dos centros de saúde locais.
Este programa, coordenado pela Direção-Geral da Saúde, está a ser implementado em Lamego numa parceria entre a Câmara Municipal, a Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Unidade de Cuidados na Comunidade.
A diabetes é um dos principais problemas de saúde pública (existem mais de 1 milhão de pessoas com esta doença crónica em Portugal) e a atividade física é um dos pilares do tratamento. Entre outros benefícios, melhora o controlo metabólico, reduz o risco cardiovascular e aumenta a qualidade de vida.
Comente este artigo