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Carlos Matos vence pela terceira vez o Rali Cidade Termal

O piloto de S. Pedro do Sul escreveu o seu nome pela terceira vez, em quatro possíveis, no livro dourado do Rali Cidade Termal, ao ser o mais rápido na edição deste ano, pontuável para o Campeonato Centro de Ralis e Campeonato Centro 2RM de Ralis, primeira do Promolafões Rali Cup by Castrol, integrada no Termas Motorfest. André Cabeças amealhou o maior número de pontos para o referido campeonato.

Apesar da recuperação efetuada por André Cabeças (Ford Fiesta R5), que venceu tantas especiais como Carlos Matos (Skoda Fabia R5), o piloto da marca checa garantiu a vitória no Rali Cidade Termal, impedindo o seu adversário de repetir o feito na Bairrada e somar a segunda vitória do ano.

A acelerar no seu “quintal” mas “parado” há vários meses, Carlos Matos, navegado por Ricardo Faria, mostrou que tem argumentos mais que suficientes para aumentar a lista de participantes em qualquer campeonato, mas “travado” pelos seus azares profissionais.

“Empurrado” pela legião de entusiastas da “casa” e da região, o piloto de S. Pedro do Sul teve de suar as estopinhas para superar o seu mais direto adversário, gastando 33m03,7s para cumprir as especiais em agenda da quarta edição do Rali Cidade Termal, na frente de André Cabeças e Miguel Castro, com 7,9 segundos de vantagem.

Contudo, o piloto de Cascais, navegado por Miguel Castro e que venceu o Rali Cidade Termal o ano passado, até foi o primeiro a liderar a pauta classificativa aquando da abordagem da primeira passagem por Aqva Termas, mas Carlos Matos, a acelerar no seu “habitat natural”, conseguiu, no segundo compromisso e efetuado já de noite, impor-se e ascender ao primeiro lugar para nunca mais o largar.

A prova viveu um duelo desmedido entre os dois protagonistas, com André Cabeças a aproximar-se e Carlos Matos a voltar a ganhar vantagem, com o primeiro a recuperar tempo precioso ao vencedor nas quatro classificativas do segundo dia, mas insuficiente para travar o triunfo do piloto de S. Pedro do Sul.

Porém, o piloto da viatura da marca oval foi quem colheu a totalidade do número de pontos para o Campeonato Centro de Ralis, uma vez Carlos Matos não está inscrito no campeonato, acabando por regressar a Cascais com o comando reforçado.

Na terceira posição terminaram os irmãos leirienses António Cruz Monteiro e Ana Cruz Monteiro, em Peugeot 208 T16, a 1m18,3s, depois de, logo na primeira prova de classificação do dia, ter desalojado Paulo Carvalheiro e Dércio Carvalheiro, ao volante de um Porsche 991 GT3 Cup, do terceiro lugar, posição que o piloto da viatura da marca alemã ocupava no final do primeiro dia de prova.

João Marcelino triunfou nas 2 Rodas Motrizes

A dupla do Louriçal ocupou a quarta posição, a 1m48,3s dos vencedores, à frente dos regressados aos ralis do Centro, Armando Carvalho e Ana Santos, em Mitsubishi Lancer Evo IX, a 2m23,8s de Carlos Matos e Ricardo Faria, e dos espanhóis Miguel Alonso e Letícia Alvarez Moreira, em viatura idêntica da formação de Vila Nova de Poiares., a 2m26,2s.

João Marcelino, de S. Pedro do Sul e filho de Carlos Matos, que faz equipa com o amarantino Valter Cardoso, conduziu o Renault Clio R3 Maxi ao sétimo lugar, derramando o néctar da vitória alusiva às Duas Rodas Motrizes (2RM), depois de ter comandado a categoria ao longo de toda a prova, secundado por Bruno Almeida e José Costa, em Peugeot 206 RC.

Referência para várias senhoras em prova, na qualidade de navegadoras, pese embora a única formação totalmente feminina que iniciou e terminou a prova seja Daniela Lopes e Sónia Pires. Aos comandos de um Peugeot 206, a piloto de Castelo Branco e a navegadora tiveram a “coragem” de assentar arraiais em S. Pedro do Sul para terminar o Rali Cidade Termal na 28.ª posição, ficando â frente de cinco duplas.

Promolafões Rali Cup by Castrol já mexe e remexe

Quando à primeira competição da Promolafões Rali Cup by Castrol, a vitória, à geral, ficou na posse de Carlos Matos e Ricardo Faria (175 euros), André Cabeças e Miguel Castro (125 euros) e António Cruz Monteiro e Ana Cruz Monteiro (75 euros). Nas viaturas 4×4, o triunfo sorriu a André Cabeças e Miguel Castro (175 euros), seguidos por António Cruz Monteiro e Ana Cruz Monteiro (125 euros) e Armando Carvalho e Ana Santos (75 euros).

Nas 2RM, os primeiros foram João Marcelino e Valter Cardoso (175 euros), com Bruno Almeida e José Costa (125 euros) e José Gomes e Milene Guerreiro (75 euros), em segundo e terceiro lugar, respetivamente. Finalmente, nas 2RM 1300cc, a dupla Miguel Paião e Maria Félix arrecadaram 175 euros pela vitória, secundados por Renato Correia e Márcio Carvalho, com 125 euros.

Refira-se que uma das principais características desta competição paralela que compreende quatro provas integradas no Campeonato Centro de Ralis e Campeonato Centro d2RM de Ralis (Rali Cidade Termal, Rali Espumante do Dão, Constálica Rallye Vouzela e Viseu e Águeda Rali Travocar) é o uso dos pneus Kumho.

Embora o uso da referida marca de pneumáticos na Promolafões Rali Cup continue a ser livre, garantindo total liberdade aos pilotos na escolha da sua marca. No entanto, aqueles que optarem por adquirir pneus Kumho terão acesso a um desconto direto de 100 euros na inscrição.

Na competição de abertura, foram oito as duplas que optaram por esta proposta, nomeadamente João Araújo/Luís Araújo, João Gago/Carlos Morgado, Fábio Cruz/Gonçalo Cruz, José Gomes/Milene Guerreiro, Daniela Lopes/Sónia Pires, André Pereira/Tiago Rodrigues, Bernardo Maia/Hélder Pinto e Daniel Ferreira/Tiago Silva.

Próxima prova do Campeonato Centro de Ralis e Campeonato Centro 2RM de Ralis terá lugar nos dias 4 e 5 de abril, com o Rali Terras de Auren organizado pelo Clube Automóvel da Marinha Grande.

Classificação Final do Rali Cidade Termal

1.º Carlos Matos/Ricardo Faria (Skoda Fabia R5), 33m03,7s; 2.º André Cabeças/Miguel Castro (Ford Fiesta R5), a 7,9s; 3.º António Cruz Monteiro/Ana Cruz Monteiro (Peugeot 208 T16), a 1m18,3s; 4.º Paulo Carvalheiro/Décio Carvalheiro (Porsche 991 GT3 Cup), a 1m48,3s; 5.º Armando Carvalho/Ana Santos (Mitsubishi Lancer Evo IX), a 2m23,8s; 6.º Miguel Alonso/Leticia Alvarez (Mitsubishi Lancer Evo IX), a 2m26,2s; 7.º João Marcelino/Valter Cardoso (Renault Clio R3 Maxi), a 2m55,9s; 8.º João Araújo/Luís Araújo (Ford Fiesta N5), a 3m15,8s; 9.º Daniel Ferreira/Tiago Silva (Mitsubishi Carisma GT), a 3m37,9s; 10.º (Bruno Almeida/Miguel Costa (Peugeot 206 RC), a 3m43,1s.

 

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