Home / Notícias / Objectivo atingido: Feira de São Mateus despede-se com 1 milhão de visitantes

Objectivo atingido: Feira de São Mateus despede-se com 1 milhão de visitantes

Feira de São Mateus despede-se com 1 milhão de entradas e regressa à sua idade de ouro

Município e Viseu Marca classificam edição como um “êxito”.

A edição 624 da Feira de São Mateus despede-se este domingo com um recorde absoluto de visitas – 1 milhão –, desde que o certame dispõe de contagens mecânicas e eletrónicas. “Um êxito notável”, classificam Município de Viseu e Viseu Marca, a entidade organizadora.

“Com este registo, a Feira alcança um marco na sua história”, considera o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques. “Esta poderá tornar-se uma edição lendária”, acredita.

“Este milhão de visitas é um prémio da aposta estratégica que assumimos na revitalização e modernização da mais antiga feira franca viva e traduz o estatuto de certame popular histórico de excelência da Feira em termos nacionais”, sublinha o autarca.

Almeida Henriques destaca ainda “a plena autossustentabilidade” do evento. “A Feira paga-se a si e gera riqueza e emprego no concelho e na região”.

Ao sucesso de públicos a Organização da Feira de São Mateus, pela primeira vez a cargo da Viseu Marca, junta “o salto qualitativo e a criatividade” na organização e programação. “O segredo deste sucesso reside numa revitalização e num cuidado de ‘A a Z’”, explica Jorge Sobrado, Gestor da Feira e da Viseu Marca.

“A Feira reencontrou plenamente a sua ‘idade de ouro’ e projetou-se no futuro”, afirma o Presidente da associação, João Cotta. “Temos hoje melhores condições para a internacionalização.”

Os pórticos de luz inspirados na história da Feira, a recuperação plena do “picadeiro” (boulevard emblemático do evento), um layout mais organizado com um novo serviço de informação e assistência ao visitante, a nova iluminação decorativa do recinto, o regresso do histórico concurso dos vestidos de chita e das máquinas de furinhos da Regina (30 e 20 anos depois, respetivamente), o efeito surpresa das novas arquiteturas – da praça de Viriato ao “passeio Grão Vasco” – e a loja da Fábrica das Enguias, as novas experiências como o espetáculo de teatro de rua “Viver Viriato” e dos voos do balão de ar quente, e uma comunicação “pop”, divertida e identitária são alguns dos muitos aspetos listados como “relevantes” pela Organização.

Para a Organização, a aposta num cartaz de palco de excelência e para todos os públicos, em “domingos francos”, na recuperação de tradições históricas do certame e numa atitude de comunicação eficaz revelaram-se certeiras na conquista de mais visitantes e turistas.

Nas datas de entrada gratuita no certame, o dia com maior afluência de público aconteceu a 12 de Agosto, Dia Internacional da Juventude, com AGIR como nome principal no palco: o certame registou 55 mil entradas. Já o “Dia de Viriato”, a 28 de agosto, alcançou quase 40 mil visitantes, e o “Dia da Enguia e do Concurso dos Vestidos de Chita”, a 4 de Setembro, 34 mil.

Já nos dias de entrada paga, David Carreira e Diogo Piçarra seduziram as maiores afluências de público, com 27 mil visitantes, em cada um dos dias. Mariza rubricou uma das noites mais memoráveis desta edição, com uma legião de 24 mil fãs.

Para o Gestor da Feira e da Viseu Marca, Jorge Sobrado, “a Organização partilha um sentimento de missão cumprida e de renovação histórica, ao mesmo tempo que leva da experiência dezenas de lições para a próxima edição do evento”. “Cumprimos a promessa do slogan que elegemos: ‘é de feirar por mais’.”

As datas para a edição 625 da Feira de São Mateus foram já anunciadas: em 2017, o evento terá lugar de 11 de Agosto a 17 de setembro.

 

Pode ver também

Taça de Portugal: Oliveira do Hospital – Cinfães joga-se este próximo domingo

O Clube Desportivo de Cinfães, único representante do distrito de Viseu na Taça de Portugal, edição …

Comente este artigo