Home / Notícias / CIM Viseu Dão Lafões reforça aposta na separação de biorresíduos
Fotp: CIM Viseu Dão Lafões

CIM Viseu Dão Lafões reforça aposta na separação de biorresíduos

A CIM Viseu Dão Lafões celebrou novos contratos com as autarquias da região, no âmbito do Programa “RecolhaBio – Apoio à Implementação de Projetos de Recolha Seletiva de Biorresíduos”.

O Programa “RecolhaBio”, financiado pelo Fundo Ambiental, tem como principal objetivo aumentar a quantidade e a qualidade da recolha e reciclagem de biorresíduos, nomeadamente resíduos alimentares e resíduos biodegradáveis provenientes de jardins e parques.

A iniciativa visa promover a reciclagem dos biorresíduos na sua origem, evitando a deposição em aterros e potenciando assim os benefícios ambientais e económicos desta prática.

Para o Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, “A gestão sustentável dos biorresíduos é cada vez mais importante para a transição verde do nosso território. Este programa, que assinámos com os autarcas da região, permite-nos otimizar a recolha seletiva e transformar o que antes era desperdício num recurso económico, ao mesmo tempo que evitamos os custos decorrentes da necessidade da sua eliminação. A CIM Viseu Dão Lafões continuará a investir em soluções que coloquem a região na vanguarda da sustentabilidade e da competitividade económica”.

O Programa “RecolhaBio” tem como metas específicas apoiar iniciativas que aumentem a capacidade dos municípios para desviar e recolher de forma seletiva os resíduos urbanos, com foco nos biorresíduos. Contempla a aquisição de equipamentos e infraestruturas para a recolha seletiva, projetos de compostagem comunitária, assim como a sensibilização da população geral para esta temática.

O financiamento do Programa “RecolhaBio” para a região Viseu Dão Lafões ascende, nesta fase, a 350.000 euros, com uma taxa de cofinanciamento de 100%.

(Fonte: CIM Viseu Dão Lafões)

 

Pode ver também

Nelas: Prémio de Excelência Viver em Igualdade – Biénio 2024/2025

O Município de Nelas, esta passada terça-feira, 15 de outubro de 2024, foi distinguido pelas …

Comente este artigo