Após a tragédia dos incêndios que se abateram sobre o nosso Concelho e com a chegada da precipitação, a qualidade da água destinada ao abastecimento público poderá ser comprometida, devido ao aumento de sedimentos, cinzas e outros contaminantes transportados para as linhas de água.
Mitigando estes riscos, o Município de Castro Daire, em articulação com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), está a realizar trabalhos de emergência visando a retenção de cinzas e matéria orgânica queimada, com a colocação de barreiras de retenção de sedimentos em locais estratégicos das linhas de água, impedindo o transporte de cinzas e outros resíduos.
Adicionalmente, estão também em curso trabalhos de limpeza e desobstrução de troços afetados, restaurando o fluxo natural das águas, por forma a prevenir danos ecológicos de maior dimensão.
Nesta fase é igualmente importante que todos os consumidores adotem cuidados adicionais de preservação deste importante recurso, restringindo o uso ao estritamente indispensável.
(Fonte: Município de Castro Daire)
Comente este artigo