O ‘Focus Group’ decorreu no sábado, dia 21 de setembro, no Auditório das Caves Terras do Demo (antigo edifício IVV), em Moimenta da Beira. A atividade, promovida pela equipa do projeto europeu AgroHub, foi desenvolvida em parceria entre a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, do Politécnico de Viseu, e a Universidade de Valladolid.
Dedicada aos empreendedores agrícolas, a sessão foi conduzida por Ana Branca, deputada Intermunicipal da CimDouro e membro deste projeto europeu. Ao longo de duas horas, os elementos dos quatro grupos (Moimenta, Távora, Varosa e Douro), tiveram a oportunidade de debater sobre diversos temas como a densidade populacional, emprego, utilização dos solos e culturas agrícolas na área da AgroHub.
A atividade contou com a presença de Miguel Mota, presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL), representantes da Universidade de Valladolid e do Instituto Politécnico de Viseu, fruticultores representantes da Associação de Fruticultores da Beira Távora e de Romeu Sequeira, vice-presidente da Assembleia Geral da Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, entre outros.
O projeto Agro-Hub centra-se na criação da “comunidade Agro-Hub”, um ambiente colaborativo aberto à participação de todos os intervenientes na extensa cadeia de valor da produção agrícola local: produtores, empresas de transformação, marcas de garantia agrícola, cooperativas, comunidades locais e administrações públicas.
Os parceiros envolvidos neste projeto são a Associação Ibérica de Municípios do Rio Douro (AIMRD), a Direção-Geral do Património Cultural da Junta de Castilla y León, a Universidade de Valladolid, a Câmara Oficial de Comércio, Indústria e Serviços de Zamora, o Instituto Politécnico de Viseu, a Comunidade Intermunicipal do Douro e a Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes.
Comente este artigo