A estreia da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões na FITUR – Feira Internacional de Turismo, em Madrid, foi pautada pelo sucesso. Ao longo dos cinco dias de evento, entre 20 e 28 de janeiro, milhares de visitantes dirigiram-se ao stand Visit Viseu Dão Lafões, onde puderam ficar a par da diversidade e da qualidade da oferta turística do território.
Foi a primeira vez que a região participou neste evento, o mais importante e prestigiado do setor turístico na Península Ibérica. O balanço foi muito positivo, com milhares de visitantes, entre profissionais e público em geral, a manifestarem interesse e curiosidade pelas propostas apresentadas na capital espanhola.
No stand Visit Viseu Dão Lafões, integrado num espaço alargado do Turismo de Portugal, os visitantes foram surpreendidos por aproximadamente 100 propostas turísticas e cerca de 85 produtos regionais, que foram preparados pela CIM Viseu Dão Lafões em parceria com os municípios e diversos operadores turísticos do território. As ofertas de turismo de natureza, do enoturismo, do turismo cultural e patrimonial, da saúde e do bem-estar ocuparam lugares de destaque.
A participação de Viseu Dão Lafões na FITUR 2024 contou, ainda, com a visita do Secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda, que elogiou o trabalho desenvolvido pela CIM e pelos seus parceiros na promoção do território. Outro momento alto foi a presença da região no evento “Uma Viagem pela Gastronomia do Centro de Portugal”, uma ação da Turismo Centro de Portugal, que decorreu no sábado, dia 27, e que atraiu muitos apreciadores da gastronomia portuguesa. Aqui, os excecionais vinhos do Dão, o Queijo Serra da Estrela, o fumeiro e a doçaria regional distinguiram-se pela qualidade.
Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, faz um balanço muito positivo da participação na FITUR 2024, que considerou uma oportunidade única para dar a conhecer o território no mercado vizinho. “As propostas turísticas que apresentámos na FITUR surpreenderam pela positiva os visitantes e os profissionais do turismo, que reconheceram a qualidade e a diversidade da nossa oferta. Esta participação conferiu notoriedade ao território de Viseu Dão Lafões, aumentando a sua visibilidade e a sua competitividade no mercado espanhol, estratégico para a região”, afirmou.
O Secretário Executivo da CIM adianta ainda que a estratégia de internacionalização da marca Visit Viseu Dão Lafões é para manter. “Durante estes cinco dias, procurámos levar o melhor de Viseu Dão Lafões aos milhares de visitantes da feira de turismo mais importante da Península Ibérica. Os resultados ultrapassaram o que esperávamos, pelo que a estratégia de participação da marca em feiras internacionais revelou-se acertada. É, por isso, uma aposta que terá continuidade”, acrescenta Nuno Martinho.
A maior feira ibérica de turismo
A FITUR – Feira internacional de Turismo é o evento líder para os mercados ibero-americanos e uma referência global para o setor turístico, reunindo uma ampla diversidade de propostas. Durante cinco dias, a feira acolheu profissionais do turismo interessados em conhecer as últimas tendências do setor, assim como o público em geral, que teve acesso à feira no fim de semana. A edição de 2024 contou com representações de mais de 130 países.
Comente este artigo