Ao longo deste ano, Mangualde vai ter uma programação cultural regular, intitulada “Dias de Festa”, que terá, pelo menos, doze atividades, com a cadência de uma por mês. Através destes eventos que irão decorrer, maioritariamente, na Biblioteca Dr. Alexandre Alves, o Município pretende dar visibilidade à cultura e desenvolver públicos.
“Consideramos que é importante criar rotinas culturais nos mangualdenses, que foram interrompidas pela pandemia. Estamos empenhados em proporcionar uma oferta cultural diversificada, por forma a abrangermos todos os gostos”, adianta o presidente da Câmara de Mangualde, Marco Almeida.
A programação vai integrar teatro, poesia, dança, música, cinema ao ar livre, etc.
O pontapé de saída vai ser dado no próximo dia 26 de janeiro, às 21h30, com a peça de teatro “Manhãs Sénior” da CulturDão (Associação de Cultura e Artes do Dão), no auditório da Biblioteca Municipal.
O mês de fevereiro, dia 23, está já reservado para um concerto com Nicolás Farruggia.
Esta iniciativa é também uma homenagem à escritora mangualdense Ana Castro Osório, que empresta o título do livro “Dias de Festa”, um conjunto de crónicas sobre algumas das festividades mais significativas, como o Natal, Janeiras, Entrudo, Semana Santa, Páscoa, Festa Sra. Candeias, Sra. dos Verdes, Sra. Castelo, Sta. Cruz, Sto. António, S. João, S. Pedro e Dia de Finados.
Comente este artigo