Home / Notícias / Jogo “Jovem Autarca” quer estimular a cidadania desde tenra idade

Jogo “Jovem Autarca” quer estimular a cidadania desde tenra idade

O Município de Lamego vai testar os conhecimentos de cultura geral, cidadania, política e história dos alunos do ensino básico e secundário do concelho, através de um jogo, desenvolvido pela empresa de brinquedos científicos Science4you.
A apresentação pública do programa “Jovem Autarca” decorreu esta segunda-feira, 27 de novembro, com as intervenções de Ricardo Morgado e Francisco Lopes, respetivamente, Presidente da Assembleia e da Câmara Municipal de Lamego, bem como de Miguel Pina Martins, CEO da Science4you.
A conceção do jogo “Jovem Autarca” nasceu de uma proposta da Assembleia Municipal de Lamego e do seu Presidente que pretendem desafiar as crianças e os jovens a refletirem acerca das políticas locais e estratégias de melhoria de qualidade de vida dos munícipes. “Lançámos o desafio à Science4you de desenvolver um brinquedo educativo que agregue alguns objetivos essenciais. Promova, por exemplo, a aquisição de conhecimentos de cultura geral e cidadania e estimule os mais novos a olharem para o território e refletirem sobre ele, numa dimensão didática e pedagógica”, explica Ricardo Morgado. O autarca afirma que este jogo também desenvolverá o vocabulário, o raciocínio, a concentração e a interação social dos participantes.
Ao seu lado, Miguel Pina Martins sublinhou que este projeto educativo também será capaz de “potenciar a educação para a cidadania e para a democracia”.
Durante os meses de janeiro e fevereiro, será dinamizada uma competição nas escolas na qual vão participar crianças e jovens entre os 6 e os 17 anos. As equipas vencedoras da final, divididas por dois escalões, recebem como prémio uma viagem ao Parlamento Europeu, em Bruxelas. A todos, será oferecido um kit do jogo “Jovem Autarca” pelo Município de Lamego.

 

Pode ver também

PALÁCIO DO GELO SHOPPING COM ANIMAÇÃO DE NATAL

 Palácio do Gelo Shopping está em festa com a celebração de mais uma época natalícia. Depois …

Comente este artigo