Home / Notícias / Moimenta da Beira: 60 hectares de terrenos limpos na Serra de Leomil

Moimenta da Beira: 60 hectares de terrenos limpos na Serra de Leomil

Esta passada segunda-feira, 25 de setembro, a Diretora Regional de Conservação da Natureza e Florestas do Norte, Sandra Vinhais Sarmento, deslocou-se a Moimenta da Beira, para se inteirar das intervenções e trabalhos de manutenção e limpeza da Rede Primária das Faixas de Gestão de Combustível feitos nos últimos meses em cerca de 60 hectares de terrenos ao longo de cinco quilómetros na Serra de Leomil. O Presidente da Câmara Municipal, Paulo Figueiredo, acompanhou a dirigente em todo o percurso serrano.

A instalação da Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível permite e facilita muito a intervenção direta de combate ao fogo, protegendo de forma passiva vias de comunicação, infraestruturas e equipamentos sociais, zonas edificadas e povoamentos florestais de enorme valor. “Funciona como um elemento estruturante da paisagem rural”, lembrou a diretora Regional, que elogiou a excelência da articulação conseguida no terreno entre todos os elementos envolvidos nesta intervenção.

“A serra é vastíssima e já assistimos a grandes incêndios que causaram prejuízos incalculáveis no seu espaço geográfico. Tudo o que for feito em prol da nossa serra, como é o caso agora, é muito importante, tendo em conta o valor socioeconómico, paisagístico e ecológico dos espaços rurais”, lembrou o Presidente da Câmara.

Cerca de duas dezenas de pessoas, entre elementos da GNR, Juntas de Freguesia de Alvite e Leomil, técnicos do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Proteção Civil, Bombeiros e Sapadores Florestais, incorporaram a comitiva que acompanhou sempre a dirigente e o Presidente da Câmara Municipal.

(Fonte: Município de Moimenta da Beira)

 

Pode ver também

Encerramento do ano letivo da Universidade Sénior de  Sátão teve casa cheia

Decorreu no dia 21 de junho de 2026, no Cineteatro Municipal de Sátão, o Encerramento …

Comente este artigo