São as primeiras obras de requalificação desde que foi inaugurada há duas décadas, trabalhos de fundo que envolvem limpeza de paredes, pintura da fachada e restauro das portas centenárias.
A Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, nome maior da literatura portuguesa de todos os tempos, instalada no Terreiro das Freiras, o largo mais nobre e histórico de Moimenta da Beira, já merecia este melhoramento. “É um investimento num importante polo de cultura do nosso concelho que tinha de avançar rapidamente”, explica o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Figueiredo.
O espaço foi inaugurado no dia 29 de junho de 2003 por dois ministros do XV Governo Constitucional, liderado por Durão Barroso, inaugurado com pompa e circunstância: José Luís Arnaut, Ministro-Adjunto do 1º Ministro, e Pedro Roseta, Ministro da Cultura. E um ano depois, a 30 de julho de 2004, recebeu a visita oficial de Jorge Sampaio, então Presidente da República.
O edifício da Biblioteca Municipal (a antiga Casa dos Guedes), de construção setecentista (finais), conserva hoje a estrutura arquitetónica da época e a sua fachada é uma das mais belas da vila. No seu interior, hoje repleto de livros de consulta pública, existem dois tetos pintados e bem conservados que, se não são os únicos, são pelo menos os melhores da região.
Comente este artigo