Home / Notícias / Casa da Cultura de Sátão recebe a exposição de artesanato “A(corda)r as pedras – o espírito do lugar”
EXPOSIÇÃO A TEI A

Casa da Cultura de Sátão recebe a exposição de artesanato “A(corda)r as pedras – o espírito do lugar”

A Casa da Cultura de Sátão recebe a exposição de artesanato “A(corda)r as pedras – o espírito do lugar”, de Daniela Cruz, de 01 de junho a 31 de julho de 2023.

Daniela Cruz diz que “a.tei.a nasceu numa noite de outono, entre a Serra e Mar, num pequeno pátio, sob um céu estrelado e uma lua bonita. Vejo uma teia, por entre luzinhas, a formar-se e a pequena aranha, a trabalhar rapidamente mantendo o equilíbrio. Assim nasceu a.tei.a. Não me vejo como uma mestre da trama das linhas mas sim como, uma entrelaçadora de nós bonitos. Daqueles que desfazem os nós do coração. E os da cabeça. E até os da alma. São nós que nos conduzem os sonhos, a vaguear pelas estrelas, a namorar a lua nas suas diferentes formas e presenças e intensidades.

Sobre esta exposição, Daniela refere que muitas das suas recordações de infância e juventude estiveram ligadas às experiências na natureza e ao brincar com a terra, as plantas e as pedras. A própria paisagem do concelho de Sátão é repleta de vales graníticos e xistosos e foi a trepar rochas, a fazer caminhadas, a sentir o amparo e energia das pedras que parte de si se desenvolveu e se tornou na pessoa que é hoje – a que abraça árvores e pousa as mãos nas pedras.

O granito radica no latim granum, que significa grão. Poderia ser pela simbologia histórica: Viseu é a terra de Grão Vasco. Mas é ainda mais pela simbologia simplista: o granito é um dos grãos da nossa terra e o grão está ligado à semente.

Daniela diz também que “, há ainda uma ligação à história bíblica de David e Golias como uma arte de combater os mais fortes, a forma como encaramos as nossas limitações e deixamos a mediocridade para sermos quem viemos ser neste mundo. Esta é uma exposição em jeito de ode às pessoas desta terra que são as minhas sementes e ao alimento (não só nutricional) que me deram e são no percorrer da minha caminhada chamada viver.

Esta exposição estará patente na Casa da Cultura, de segunda a sexta feira das 09h00 às 17h30 e sábados das 08h30 às 13h00.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo