Os números são do Instituto Nacional de Estatística (INE) que adianta que em 2022 pernoitaram nas diversas unidades hoteleiras e de alojamento do concelho tondelense 31.860 pessoas.
Em comparação com 2021, ano em pernoitaram no concelho 20.450 visitantes, verifi-cou-se uma subida de 56% nas dormidas.
Já quanto ao número de hóspedes, e ainda de acordo com o INE, em 2022 deram entrada nos estabelecimentos turísticos existentes no território 19.607 pessoas, mais 7.246 do que no ano anterior, o que equivale a um crescimento de 59%. Em 2021, o concelho recebeu 20.450 hóspedes.
O ano passado Tondela foi o terceiro município da região Viseu Dão Lafões com mais pessoas a ficarem alojadas em unidades hoteleiras.
Os dados estatísticos do INE indicam que após um abrandamento causado pela pande-mia da Covid-19, os indicadores turísticos no concelho já estão a recuperar, encontran-do-se perto dos valores registados em 2019, o ano anterior à pandemia.
A maioria dos turistas que passa por Tondela é de nacionalidade portuguesa. Os espa-nhóis são os estrangeiros que mais visitam as terras de besteiros.
Os números conseguidos em 2022 refletem a estratégia de valorização do concelho e são o resultado das potencialidades turísticas do território e do esforço dos diversos operadores hoteleiros instalados no concelho.
O executivo municipal está empenhado em reforçar a atratividade do concelho garantindo, simultaneamente, a sustentabilidade do território.
Para reter e atrair mais turistas e que estes permaneçam mais tempo no concelho, a Câmara Municipal está empenhada em expandir e criar novas e diferenciadoras ofertas turísticas.
Comente este artigo