Home / Notícias / Município de Viseu vence “Prémio INN – Equidade, Inclusão e Acessibilidade” com APP WALK VISEU

Município de Viseu vence “Prémio INN – Equidade, Inclusão e Acessibilidade” com APP WALK VISEU

Município de Viseu vence “Prémio INN – Equidade, Inclusão e Acessibilidade” com APP WALK VISEU

APP foi lançada em 2021 e coloca à disposição dos turistas de Viseu uma ferramenta de visitas guiadas aos Museus Municipais e Centro Histórico

A APP WALK VISEU, promovida pelo Município de Viseu, venceu o “Prémio INN – Equidade, Inclusão e Acessibilidade”, no âmbito da INN 2023 – I International Conference on Media Innovation, que decorreu na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.

Atribuídos anualmente pelo Obi.media – Observatório de Inovação nos Media e pelo ICNOVA – Instituto de Comunicação da NOVA, estruturas de investigação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, os prémios INN destinam-se a reconhecer a inovação em plataformas digitais; o uso inovador dos media digitais em contextos artísticos, culturais e/ou criativos; a equidade, inclusão social e acessibilidade nos media digitais; e soluções, plataformas e projetos inovadores no campo da sustentabilidade dos media e envolvimento dos seus públicos.

A APP WALK VISEU, lançada em 2021, coloca à disposição dos visitantes de Viseu uma ferramenta que permite visitas guiadas ao ritmo de cada um, aos Museus Municipais e Centro Histórico. Uma solução tecnológica, intuitiva e inclusiva com recurso aos dispositivos móveis dos utilizadores. Toda a informação é disponibilizada de forma escrita e áudio em português, inglês, espanhol e francês. A APP possui, também, uma versão em português adaptada ao público infantil. Inclui, ainda, vídeo em Língua Gestual Portuguesa e em Gesto Internacional. Para além disso, permite instalar apenas o idioma que o visitante pretende, ocupando o espaço essencial para o seu correto funcionamento.

O desenvolvimento da APP WALK VISEU foi coordenado pelo Município de Viseu e financiado a 90% pelo Turismo de Portugal, através da sua Linha de Apoio ao Turismo Acessível. Esta linha teve por objetivo o apoio a projetos relacionados com a adaptação física de espaços públicos, de recursos e de serviços de interesse turístico a pessoas com necessidades específicas, temporárias ou permanentes, de modo a garantir um acolhimento inclusivo a todos os turistas.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo