O presidente da câmara municipal de Viseu apresentou uma “solução para o IP3 ficar com perfil de autoestrada”, com a construção de um troço com quatro vias entre Penacova e Santa Comba Dão, onde estão os principais problemas daquela via.
Fernando Ruas defende um trajeto novo que ligue este ponto, em Vila Pouca, a norte de Santa Comba Dão, a Penacova, não sendo necessário uma nova autoestrada, ficando aquele troço com duas faixas de rodagem entre Viseu e Coimbra nos dois sentidos.
No seu entender, “é imperativo é que se faça, neste momento, a ligação, ou que se pense na ligação futura, dando já o sinal de que a obra é para fazer” enquanto decorrem as requalificações em outros locais do IP3.
Fernando Ruas disse que a ideia foi discutida “com especialistas que acompanham o processo do IP3” e “agora vai ser discutida na CIM”.
Do atual projeto de requalificação do IP3 todo desenvolvido em cima do traçado atual, dá 83% com duas vias, ou seja, o traçado atual, se for executado, 83% fica com perfil de autoestrada. Depois, 12% tem uma via num sentido e duas no outro e 3% fica com uma via em cada sentido.
Desta forma, “os 3%, que são onde estão os estrangulamentos, teriam um novo projeto, realçou o autarca de Viseu.
Comente este artigo