O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), prevê a construção até 2026 de um novo hospital Psiquiátrico em Viseu. A garantia foi dada pelo deputado do PS na Assembleia da República João Azevedo, durante a apresentação do Orçamento de Estado para 2023.
Mas já em outubro de 2020 o bastonário da Ordem dos Médico, Miguel Guimarães numa visita às atuais instalações do hospital de Abraveses, mostrava preocupação com “condições indignas” para os utentes e os profissionais.
João Azevedo deputado do PS, em declarações à Alive Fm, realçou que o PRR prevê um investimento de quase 9 milhões de euros para a construção de uma nova unidade de Psiquiatria para Viseu. O deputado salientou ainda que já está em excussão o projeto da obra.
Há dois anos o bastonário da Ordem do Médico, Miguel Guimarães, defendia que a psiquiatria em Viseu “tinha de ser uma das prioridades do país” uma vez que no seu entender “a saúde mental é a grande pandemia deste século XXI” e, por isso, deve-se aproveitar “o apoio especial da União Europeia, que tem de ter um financiamento para aplicar na saúde”.
No seu entender, “está na altura de dar a Viseu aquilo que as pessoas que dependem desta área precisam, ou seja, acesso a cuidados de saúde qualificados, em instalações que sejam adequadas e dignas”.
Comente este artigo