No encontro da CNA – Confederação Nacional da Agricultura, sob o lema “Concretizar o Estatuto, Defender a Agricultura Familiar, Lutar pela Soberania Alimentar” que decorreu em Viseu, a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, reafirmou o compromisso assumido com a CNA e que passa por, “juntos, construirmos, para a pequena e média agricultura, as melhores soluções, que sirvam as pessoas e garantam que ninguém fique para trás”.
A ministra da Agricultura reconheceu em Viseu que os agricultores têm sido o elo mais fraco, e por isso o Governo criou o “Observatório de Preços” com o objetivo de acompanhar a distribuição justa dos ganhos e dos prejuízos.
Por vários setores agrícolas, referiu em Viseu a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes já foram distribuídos mais de 100 milhões de euros.
No Orçamento de Estado está também prevista uma redução no combustível agrícola “com o objetivo de criar confiança para que os agricultores mantenham a produção e não desistam”, realçou a ministra Maria do Céu Antunes.
Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura salientou ainda no no 9º Congresso da CNA e da Agricultura Familiar que decorreu em Viseu, que no PEPAC [Plano Estratégico da Política Agrícola Comum], estão definidos instrumentos chave, como o processo de convergência do pagamento base, o reforço do Pagamento Redistributivo e o Regime da Pequena Agricultura”.
Comente este artigo