Home / Notícias / Ensino da Computação chega a quatro escolas de São João da Pesqueira

Ensino da Computação chega a quatro escolas de São João da Pesqueira

O ensino da Computação vai chegar a crianças de sete escolas de Portugal, entre as quais quatro do concelho de São João da Pesqueira, no âmbito do projeto ZER01, desenvolvido pela NOS e a associação ENSICO.

Apostando na literacia e na inclusão social, o projeto permitirá que mais de 400 alunos tenham aulas de Computação durante este ano letivo.

Em comunicado hoje divulgado, a NOS destacou a participação de seis turmas do primeiro ciclo das escolas de S. João da Pesqueira, Trevões, Ervedosa do Douro e Paredes da Beira, no distrito de Viseu.

“Com a ambição de fazer crescer o Projeto ZER01, estão previstos ‘workshops’ em outras escolas, com o objetivo de demonstrar a professores, alunos e encarregados de educação os benefícios associados à aprendizagem desta disciplina”.

No primeiro período deste ano letivo irão realizar-se, em parceria com a Associação Bagos D’Ouro (que acompanha crianças e jovens desfavorecidos em contexto escolar da região do Douro), quatro ‘workshops’ sobre esta temática, com o objetivo de “fazer chegar o ensino da computação a cada vez mais alunos”.

O projeto, que arrancou no início do ano letivo, envolve ainda duas escolas do Agrupamento n.º 1 de Gondomar e uma escola de Tires, que já estão a ter aulas de Computação num regime semanal.

A NOS explicou que “a Computação é a base científica que explora o poder dos computadores”, permitindo “desenvolver o pensamento lógico, a capacidade de resolução de problemas” e estimulando a criatividade.

“É um corpo de conhecimento, independente do uso de máquinas, que pretende dotar as crianças e jovens de competências para atuarem como criadores e empreendedores, acompanhando as mudanças e as tendências sociais, económicas e tecnológicas”, sublinhou.

No seu entender, como “o pensamento computacional inclui a abstração, a decomposição, o reconhecimento de padrões, a análise de algoritmos e o desenvolvimento de processos, de forma integrada”, contribui “para uma melhor capacidade de aprendizagem de outras matérias fundamentais, como a Matemática e a Língua Portuguesa, e para a melhoria do desempenho escolar dos alunos”.

Neste âmbito, o ensino da Computação às crianças e jovens em idade escolar é “uma oportunidade ímpar para causar um impacto significativo no sucesso e inclusão das novas gerações”.

A diretora de Comunicação Corporativa da NOS, Margarida Nápoles, referiu que, para o grupo de comunicações e entretenimento, “o ensino da Computação contribui para o desenvolvimento de competências, para a igualdade de oportunidades das crianças e jovens e para aumentar o sentimento de excelência e a capacidade de cada um”.

“Entendemos ser muito relevante que as crianças e os jovens aprendam a pensar computacionalmente, estando, desta forma, melhor preparados para a inserção na sociedade, através de uma definição clara e atempada da sua vocação”, acrescentou.

O presidente da ENSICO (associação que defende o ensino da Computação para todos os estudantes do ensino básico e secundário), Luís Neves, considerou que “a computação é mais um reflexo da imaginação, criatividade e capacidade humanas”.

“É a base científica que permite explorar o poder das máquinas. E é esse conhecimento, essa essência, aquilo que pretendemos oferecer às crianças e aos jovens através do projeto ZER01”, realçou.

A NOS acrescentou que o ZER01 “não envolve apenas alunos, mas também professores”, sendo as aulas ministradas por licenciados em Matemática, Educação Básica, Engenharia Informática ou Ciências da Computação, “recrutados especificamente para o efeito e abrangidos por um plano de formação para poderem fazer parte do projeto”.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo