A iniciativa pretende reduzir a cadeia de comercialização do produto e valorizar os produtores.
O CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial lançou hoje, dia 10 de outubro, a plataforma drbravo.pt, uma nova ferramenta digital que visa encurtar a distância entre os consumidores e os produtores de maçã Bravo de Esmolfe, produto 100% português e único no mundo, originário da aldeia de Esmolfe, em Penalva do Castelo.
Para além da função comercial, este portal pretende ainda dar a conhecer as características medicinais da maçã, que segundo estudos científicos, ajuda a diminuir os fatores de risco diretamente relacionados com doenças cardiovasculares, diabetes e cancro.
De acordo com Cristóvão Monteiro, presidente executivo do CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial, “este é mais um passo importante em prol da promoção e valorização da maçã Bravo de Esmolfe”.
Principalmente numa altura muito difícil para os produtores que, para além da gestão da inflação, tiveram um percentual acentuado de quebras na produção devido à seca e a algumas condições atmosféricas adversas, apontou.
Este ano as encomendas estão a funcionar através de um sistema de reserva disponível no website, no entanto, já decorrem estudos e projetos piloto que visam investigar modelos de transporte para que a maçã possa seguir diretamente do pomar para casa do consumidor.
Nos próximos meses, serão também disponibilizadas experiências turísticas, bem como,
um conjunto de subprodutos derivados da maçã Bravo de Esmolfe.
Comente este artigo