A vila de Aguiar da Beira recebe, no sábado, o espetáculo teatral comunitário “A Fuga das Freiras – Joana, a pastora”, que é baseado na devoção em torno da ermida de Nossa Senhora da Lapa.
O espetáculo comunitário promovido pela Câmara Municipal de Aguiar da Beira tem encenação e dramaturgia de Trigo Limpo Teatro ACERT (Tondela) e será representado no sábado, a partir das 21:30, no Largo dos Monumentos daquela vila do distrito da Guarda.
A autarquia de Aguiar da Beira referiu, em comunicado hoje enviado à agência Lusa, que o espetáculo conta com a participação do Grup‘Arte e de figurantes locais.
“Em 2015, o Trigo Limpo Teatro ACERT foi desafiado pelo município de Aguiar da Beira a criar, juntamente com o grupo de teatro Grup’Arte, um espetáculo de teatro comunitário, com base no facto histórico que terá estado na origem da devoção em torno da ermida de Nossa Senhora da Lapa. Esta produção teatral ‘A Fuga das Freiras’ transformou-se numa das marcas culturais de Aguiar da Beira”, sublinhou a fonte.
Segundo a autarquia de Aguiar da Beira, presidida por Virgílio Cunha, este ano, “o fio narrativo segue em torno da vida da pastora Joana, a menina que descobriu, numa ermida, a imagem da Senhora da Lapa”.
“Joana é uma menina, quase uma adolescente, que gasta os dias a pastorear as suas ovelhas. Não vai à escola e por isso não saberá ler. Pouco se relaciona com as crianças da sua idade ou com qualquer outro adulto da sua aldeia, mas tem uma sabedoria simples e inata. Talvez se deva ao contacto estreito que mantém com a natureza e com os animais, ou à sua capacidade de sonhar através das histórias que, noite após noite, a avó insiste em contar”, lê-se.
E acrescenta: “Um dia, estando no monte a pastorear as suas ovelhas, encontrou aquela que seria a sua primeira boneca. Distraiu-se em brincadeiras com esta nova amiga, o que a fez perder quase todo o rebanho. Poderá esta amizade mudar a vida de Joana?”.
O espetáculo teatral comunitário é aberto a toda a população e tem entrada gratuita.
O município de Aguiar da Beira tem como parceiros na produção teatral a Associação Cultural Cant’Arte, o Rancho Folclórico de Penaverde, os Grupos de Concertinas Clave de Sol e da Farra, o Grupo de Bombos de Carapito e o Conservatório Regional de Música de Ferreirim.
Comente este artigo