Home / Notícias / Cine Clube de Viseu “Retoma” atividade com ciclo de cinema inédito na cidade

Cine Clube de Viseu “Retoma” atividade com ciclo de cinema inédito na cidade

O Cine Clube de Viseu vai reiniciar as sessões de cinema, com filmes inéditos comercialmente na cidade, num ciclo a que dá o nome de Retoma e que tem início este mês de setembro.

“As sessões de cinema estão de regresso com o ciclo “Retoma”, dedicado ao cinema inédito comercialmente em Viseu. Dia 15, o primeiro destes filmes recém-estreados é ‘Vortex’, de Gaspar Noé”, afirma o Cine Clube.

Gaspar Noé é autor de “filmes de culto como ‘Irreversível’ (2002) e ‘Enter the Void’ (2009)” e, com ‘Vortex’, “volta a sua câmara para o dia-a-dia de um casal de idosos a viver em Paris, enquanto lidam com a progressão das suas doenças e a inexorável passagem do tempo”.

‘Vortex’ foi considerado Melhor Filme em festivais de cinema de San Sebastian, Ghent, Hamburgo e Istambul 2021.

Segundo o documento, segue-se “um périplo por três obras aclamadas”, como “Um outro mundo” (dia 29), um “novo filme do ‘habitué’ da casa Stéphane Brizé”, autor de A Lei do Mercado e Em Guerra.

Uma das outras obras é “uma nova incursão ao cinema iraniano” pela mão de Saeed Roustaee, com “A Lei de Teerão” que conta a história de “Samad, um polícia na brigada de narcóticos em Teerão, cidade iraniana muito afetada pela toxicodependência”.

O terceiro filme em destaque pelo Cine Clube de Viseu é “Um iaque na sala de aula”, de Pawo Choyning, “uma viagem inaugural ao cinema do Butão – que teve em 2022 a sua estreia nos Óscares”, com a nomeação para o Melhor Filme Internacional.

A película conta a história de “um jovem professor da zona moderna do Butão que sonha ir para a Austrália e tornar-se cantor e, como castigo pela sua falta de sentido cívico, os seus superiores colocam-no a dar aulas na aldeia mais remota dos Himalaias”.

As sessões de cinema estão agendadas para as 21:00 das quintas-feiras, de 15 de setembro a 06 de outubro, no Cine Clube de Viseu e a entrada para menores de 18 anos “continua a ser gratuita”.

“Há preços especiais para estudantes, para associados do Cine Clube de Viseu e da Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT) e também para os amigos do Teatro Viriato”, em Viseu, informa a nota de imprensa.

Também em setembro, refere a coletividade, retomam as atividades com escolas da região e, para isso, estão já “as inscrições abertas para atividades do pré-escolar até ao ensino superior”.

O Cine Clube de Viseu sublinha que, entre as várias iniciativas possíveis de realizar nas instituições e ensino, estão “oficinas de cinema, sessões de cinema, ou projeções em sala de cinema, e análise de filmes”.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo