Home / Notícias / Sátão: Amantes do desporto de natureza já podem usufruir da “Rota do Barrocal”

Sátão: Amantes do desporto de natureza já podem usufruir da “Rota do Barrocal”

Pontos de Interesse

1 – Santuário do Sr. da Agonia;  2 – Capela de Nª Srª da Conceição;  3 – Pelourinho e Museu Municipal de Gulfar; 4 – Laje da Deguedinha; 5 – Capela de Nª Srª do Barrocal;  6 – Geomorfologia granítica (Barrocal);
7 – Igreja Matriz de Romãs; 8 – Capela de Santa Eufémia.

Descrição do Percurso

O percurso tem início no Santuário do Sr. da Agonia. O primeiro troço, rumo a este, faz-se através de um pinhal em ótimo estado de conservação, onde ainda hoje se faz extração de resina. Este leva-o até à povoação de Douro Calvo, onde encontrará um antigo Pelourinho, atrás do Museu Municipal de Gulfar, e a Capela de Nª Srª da Conceição. Seguindo para sul, entre campos de cultivo, logo atinge a Laje da Deguedinha, local onde ainda se procede esporadicamente à seca e à malha dos cereais. Ao fim de alguns metros, passa a desenvolver-se por estrada asfaltada, em aprazível área florestal, até, quase de repente, se abrir num imenso mar de granito.
É neste mundo de pedra que surge a Capela de Na Sra do Barroca!, local onde vale a pena parar e admirar … e recuperar o fôlego.

Os próximos passos são por caminho antigo, subindo o Barrocal entre blocos que alimentam a imaginação e se mostram em posições que desafiam as leis da gravidade. No outro lado, a povoação de Romãs, com bela igreja a contemplar. Continua rumo a poente, por caminho agrícola, até atingir Avelal, ponto de partida da Via Sacra que o acompanhará até de novo chegar ao Santuário do Sr. da Agonia.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo