Home / Notícias / Município de Viseu celebrou protocolos de colaboração com o Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu

Município de Viseu celebrou protocolos de colaboração com o Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu

O Município de Viseu celebrou no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um conjunto de três protocolos de colaboração com a Associação “Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu”.

Um dos protocolos diz respeito à atribuição de um valor financeiro de 140 mil euros à Associação, para os anos de 2022 e 2023, para que esta possa acolher, cuidar e manter os animais abandonados, que são recolhidos na via pública pelos serviços municipais.

Esta é uma parceria à qual o Município de Viseu dá continuidade, já que, nos últimos 5 anos, uma média anual de 600 a 700 animais (número que tem vindo a aumentar) têm sido capturados, recolhidos e encaminhados para o Cantinho, com vista ao seu alojamento e cuidado, para posterior adoção pela comunidade. 

O apoio financeiro atribuído no âmbito deste protocolo contempla ainda a execução de obras de remodelação e melhoria das instalações do alojamento de animais desta Associação que, dado o elevado número de animais que acolhe, se vê cada vez mais limitada. 

Outro protocolo assinado visa a aplicação do programa CED em colónias de gatos, que cumpram com as condições determinadas, desta vez no montante financeiro de 4 mil euros, para os anos de 2022 e 2023, prevendo-se um total de 50 intervenções por ano. 

Por último, o Município de Viseu celebrou ainda um protocolo de colaboração, relativo ao ano de 2021, alusivo à esterilização, identificação animal e registo no SIAC (Sistema Identificação Animais Companhia) dos animais abandonados recolhidos na via pública, pelos serviços municipais.

Este protocolo surge no seguimento de uma candidatura conjunta, do Município de Viseu e da Associação Cantinho Animais Abandonados de Viseu, à campanha de apoio financeiro para a esterilização, identificação e registo no SIAC, de animais de companhia, previstas no Orçamento do Estado de 2021, de 1 milhão de euros para todos os Municípios, sendo 15 mil euros o valor máximo que pode ser atribuído a cada município, sendo os valores aprovados através do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

O apoio conseguido pela candidatura conjunta no ano de 2021 foi de 11.800 euros, provenientes do orçamento de funcionamento do ICNF.

 

Pode ver também

PALÁCIO DO GELO SHOPPING COM ANIMAÇÃO DE NATAL

 Palácio do Gelo Shopping está em festa com a celebração de mais uma época natalícia. Depois …

Comente este artigo