Home / Notícias / Programa municipal Eixo Cultura Viseu financia seis eventos-âncora com 425 mil euros

Programa municipal Eixo Cultura Viseu financia seis eventos-âncora com 425 mil euros

Município de Viseu celebrou ontem os protocolos do Eixo 1 do programa com agentes e promotores culturais 

O Cine Clube de Viseu, a Pausa Possível – Associação Cultural e de Desenvolvimento, a Gira Sol Azul e a Zunzum – Associação Cultural foram os quatro promotores e agentes culturais que celebram ontem, dia 24 de maio, os seus protocolos de cooperação no âmbito do programa municipal Eixo Cultura Viseu. Previamente, tinha já sido celebrado o protocolo com a Proviseu/ Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão.

Os documentos ontem assinados dizem respeito ao Eixo 1 do programa (Parcerias de Programação – Eventos Âncora), que engloba os projetos estruturantes que têm marcado o calendário cultural dos últimos 10 anos, dotando-os de notoriedade, escala e projeção. Para este eixo, o apoio é quadrienal.

O financiamento municipal, no valor global de 425 mil euros, dos quais 340 mil traduzem o apoio financeiro e os restantes 85 mil euros o apoio não financeiro, é assim destinado às iniciativas Cinema na Cidade e Vistacurta; Jardins Efémeros, “Que Jazz É Este?” – Festival de Jazz de Viseu e Outono Quente, a par do Festival Internacional de Música da Primavera, que decorreu no passado mês de abril.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas, “é com enorme satisfação que o Município de Viseu destina um montante do seu orçamento municipal para estes projetos, que oferecem uma programação para fruição de toda a comunidade, que aqui vive e nos visita”.

“Estes são projetos já consolidados, muitos com vários anos de existência, que foram sendo amadurecidos, apresentando hoje uma enorme qualidade, pelo que espero que possamos continuar a dar todo o nosso apoio a estas realizações que são já cartões-de-visita do concelho e marcos da agenda cultural”, destacou o autarca.

Já a Vereadora da Cultura e Turismo, Dr.ª Leonor Barata, destacou “a importância destes projetos-âncora, do seu crescimento e continuidade, na comunidade, no desenvolvimento do seu espírito crítico e exigente em relação às artes”. “Felicito ainda todos os promotores e agentes culturais por todo o seu trabalho, empenho e dedicação na realização destas iniciativas que permitem afirmar Viseu como um território de talentos e de Cultura, que a apoia e que dela usufrui”, concluiu.

Recorde-se que o Eixo Cultura Viseu 2022/2025 é um programa municipal de apoios à Cultura. Reúne um conjunto de medidas que visam a definição de uma programação abrangente nos domínios da criação/produção, programação/difusão, formação e edição. O programa concretiza-se em 6 Eixos: Parcerias de Programação; Criação Artística (Medida 1 – Criação/Produção e Medida 2 – Edição); Programação Artística; Emergentes; Atividades; e Viriato Teatro Municipal.

O montante financeiro de apoio municipal definido para estes seis Eixos culturais, para o ano de 2022, é de 1,23 milhões de euros.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo