Os alunos e docentes foram desafiados, este ano letivo, pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões a criarem projetos empreendedores e inovadores, no âmbito do Wanted Viseu Dão Lafões, tendo sido envolvidos 132 alunos, com a apresentação de 12 ideias.
O projeto vencedor denomina-se “Remote Control of Public Lighting”, da autoria dos alunos Gabriel Barbosa, Luís Ribeiro e Ricardo Martins, com orientação do professor Paulo Nogueira, da Escola Profissional de Tondela. A ideia apresentada consiste numa aplicação que permite o controlo remoto da iluminação pública, com o objetivo de aumentar a eficiência energética, permitindo uma poupança considerável. Este projeto foi pensado para ser implementado no concelho de Tondela, pela autarquia, estando já a ser testado pelos alunos na sala de aula.
Em segundo e terceiro lugares foram premiados os projetos Bacacela e o CD2M, respetivamente.
O júri foi constituído por Cândido Roque, empresário da Tojaltec, Rui Almeida, da Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV), e Márcio Santos, técnico da Câmara Municipal de Tondela.
Em representação da CIM Viseu Dão Lafões marcou presença Jorgina Almeida, que entregou os diplomas de participação a todos os alunos envolvidos.
O encerramento da sessão ficou a cargo do vice-presidente da Câmara Municipal de Tondela, João Carlos Figueiredo, que agradeceu a todos os alunos e docentes e deixou uma palavra de incentivo. “Acreditem em vocês, vão à luta, enquanto jovens que querem e sabem o caminho que têm de percorrer, porque o futuro está nas vossas mãos”, afirmou.
Acrescentou que “Tondela tem muitas respostas, quer seja com quadros médios, quer seja com quadros superiores”, realçando o papel fundamental que o “Centro Tecnológico e de Empreendedorismo, em fase de conclusão, terá no reforço da formação/ capacitação dos recursos humanos especializados, tão necessários para o bom desempenho das diferentes atividades empresariais do concelho”.
João Carlos Figueiredo transmitiu, ainda, uma mensagem de esperança quanto às oportunidades que o concelho de Tondela oferece, reforçando a necessidade de cada um dos jovens definir o percurso profissional que deseja efetuar, “munir-se de conhecimento e ferramentas para poder lutar por ele de forma ganhadora”, lembrando que em Tondela, todos os dias, “nas nossas empresas, são precisos jovens capacitados, com conhecimento para poder dar resposta aos seus desafios diários e com formação ajustada às necessidades reais do tecido empresarial”.
Terminou, explicando que a autarquia tudo fará para promover medidas de incentivo à fixação dos jovens. “Contem connosco porque o Município de Tondela deposita muita esperança em vós”, rematou.
O projeto vencedor irá representar Tondela na fase intermunicipal, que decorrerá nos dias 25 e 26 de maio, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Viseu.
Comente este artigo