Home / Notícias / Viseu assinala os 48 anos da “Revolução dos Cravos” com programa comemorativo

Viseu assinala os 48 anos da “Revolução dos Cravos” com programa comemorativo

Cerimónias oficiais, de reconhecimento e homenagem, assim como momentos musicais, integram o programa, aberto à comunidade.

Na próxima segunda-feira, dia 25 de abril, assinalam-se os 48 anos daquela que ficou conhecida como a “Revolução dos Cravos”, data que instauraria a tão desejada liberdade em Portugal, e Viseu assinala esta efeméride com um programa de comemorações aberto a toda a comunidade. 

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, “em 2022, retomamos as comemorações presenciais do 25 de Abril. Relembrar esta data e todas as figuras que dela fizeram parte é um compromisso que temos para com a história, a sociedade e para com os próprios protagonistas da Revolução dos Cravos. Viseu, através do seu Regimento de Infantaria, teve um papel fulcral; um legado que nunca poderá cair no esquecimento”. “Orgulhamo-nos dos nossos heróis e Capitães e é com especial satisfação que a Câmara e a Assembleia unem esforços na preparação deste programa comemorativo”, conclui o autarca.

A programação tem início na véspera desta data, a 24 de abril, com um espetáculo musical, que junta vários artistas no Teatro Viriato. Chama-se “CANTO LIVRE – Viseu canta a liberdade” e terá início pelas 21 horas. A entrada é gratuita, sujeita à reserva prévia através do email cultura@cmviseu.pt. Estes bilhetes devem ser levantados no Teatro Viriato, a 24 de abril, entre as 10 horas e as 12H30 e as 14H30 e as 18 horas. 

Já no próprio Dia da Liberdade, pelas 9H30, será no Regimento de Infantaria nº14 de Viseu que será feito o reconhecimento por parte dos Órgãos Municipais ao papel do Regimento de Infantaria e dos seus militares no 25 de Abril. 

De seguida, pelas 10H15, uma homenagem simbólica aos Capitães de Abril – cujo papel foi de enorme relevância no movimento e revolução – será realizada na Avenida com o mesmo nome, em Viseu, com a deposição de uma coroa de flores por parte dos Órgãos Municipais.

Em 2022, é a Freguesia de Silgueiros que acolhe parte das comemorações oficiais, nomeadamente a habitual Sessão Solene da Assembleia Municipal. Pelas 11 horas, será no Centro Pindelense, em Pindelo de Silgueiros, que se realizará este momento, o qual contará com a presença do Major General Carlos Chaves, presidente da Associação Viriatos.14, que, enquanto convidado e conferencista, fará uma comunicação subordinada ao tema “25 de Abril: 48 anos depois”. 

O programa de comemorações em Viseu, promovido pela Assembleia e Câmara Municipais de Viseu, terminará com um momento musical, com início pelas 15 horas, na Escola EB2,3 D. Luís Loureiro, em Pindelo de Silgueiros. Protagonizam esta iniciativa, de entrada livre, o Grupo de Cavaquinhos da Associação Cultural e Recreativa Passilgueirense, a Orquestra Juvenil do Conservatório de Viseu e o Rancho Folclórico de Passos de Silgueiros. 

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo