Home / Notícias / ANJE, Norscut e Egis lançam concurso de empreendedorismo para a A24

ANJE, Norscut e Egis lançam concurso de empreendedorismo para a A24

A Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), a Norscut e a Egis lançaram hoje um concurso de empreendedorismo para “estimular o desenvolvimento de novos conceitos” de tecnologia e ambiente na Autoestrada 24 (A24), que liga a Galiza a Viseu.

“A ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários juntou-se ao Concurso A24 Empreender e Inovar, uma iniciativa da Norscut e da Egis, de forma a estimular o desenvolvimento de novos conceitos e oportunidades de negócio em duas categorias: ‘Autoestrada e a Tecnologia’ e ‘Autoestrada e Ambiente’2”, pode ler-se num comunicado hoje divulgado.

De acordo com o texto, o valor do prémio em concurso é de 30.000 euros, “sendo atribuídos dois prémios por categoria – o valor do 1.º Prémio é de 10.000 euros e do 2.º Prémio é de 5.000 euros”, e as candidaturas podem ser entregues até 20 de fevereiro.

“A ideia é que o projeto vencedor possa ser testado na A24, com vista à implementação. A gestão do tráfego, da manutenção, do património e dos equipamentos fazem parte da lista de problemáticas em que estes projetos devem incidir”, indica o comunicado.

Também são objeto do concurso problemáticas como “as energias alternativas, a sinalização, a paisagem e meio ambiente, os túneis e sistemas de incêndio e a vigilância e deteção de acidentes e avarias”.

Segundo Alexandre Meireles, presidente da ANJE, a ideia é “potenciar a entrada no mercado de novos talentos e o empreendedorismo sustentável com preocupação ambiental continua a ser também um dos objetivos”.

Já a Norscut refere que o concurso “é mais um contributo para assegurar um impacto social e ambiental positivo, modernizando e colocando a A24 na vanguarda das melhores praticas e padrões internacionais”, e a Egis considera-o “uma oportunidade para atrair os melhores, para gerar conhecimento, aplicá-lo e até, potencialmente, escalar essa aplicação a nível internacional”.

No concurso “podem participar empreendedores, empresas, empresários em nome individual, trabalhadores independentes e universidades”, devendo as propostas ser “inéditas, originais e, acima de tudo, exequíveis”, adequando-se “ao modelo de negócio da autoestrada A24”.

A decisão sobre os projetos vencedores de cada categoria acontece no dia 07 abril e a cerimónia de entrega do prémio terá lugar no dia 23 do mesmo mês.

A A24 tem uma extensão total de 157 quilómetros, ligando Trás-os-Montes à Beira Alta, entre a fronteira com Espanha em Vila Verde da Raia (Chaves, distrito de Vila Real) e a cidade de Viseu.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo