Home / Notícias / Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária lança campanhas de Natal e Ano Novo “O Melhor Presente é Estar presente”

Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária lança campanhas de Natal e Ano Novo “O Melhor Presente é Estar presente”

Com a aproximação das quadras festivas, períodos onde as deslocações de automóvel são mais frequentes e longas, a ANSR vai lançar duas campanhas – Natal e Ano Novo – que têm como objetivo sensibilizar os condutores para os perigos associados a comportamentos de risco ao volante, tais como o excesso de velocidade, o efeito do álcool ou o uso do telemóvel nas viagens para os locais de encontro familiar ou diversão e no regresso a casa.

Sob o mote “O Melhor Presente é Estar Presente”, estas campanhas serão divulgadas na televisão, rádio, imprensa regional e local e nas redes sociais, entre outros meios, nos períodos de 22 a 27 de dezembro (Natal) e de 28 de dezembro a 2 de janeiro (Ano Novo).

À semelhança de anos anteriores, as duas campanhas vão contar com mais de 70 parceiros, entre entidades públicas e privadas, incluindo os Governos das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, que desta forma se associam ao grande propósito coletivo de “salvar vidas” e de chegarmos às Zero Mortes na estrada, ampliando o alcance da campanha e o impacto esperado na mudança do comportamento dos condutores e de todos os que partilham a estrada.

Importa lembrar que a sinistralidade rodoviária é uma tragédia mundial: todos os anos morrem 1,35 milhões de pessoas em todo o mundo. São 3.700 pessoas por dia, 1 pessoa a cada 24 segundos. É a primeira causa de morte dos 5 aos 29 anos.

Em Portugal, e apesar dos resultados obtidos nas últimas duas décadas, perderam a vida nas nossas estradas, entre 2010 e 2020, uma média de 645 pessoas por ano, o equivalente à queda de três aviões por ano com capacidade para mais de 200 lugares. Um número muito longe do único aceitável: Zero mortes na estrada.

Em 2019, o custo económico e social da sinistralidade rodoviária atingiu os 3.713 milhões de euros, um valor que corresponde a cerca de 1,6% do PIB.

Como parte da estratégia de redução de sinistralidade, a ANSR tem desenvolvido um vasto número de campanhas e iniciativas de sensibilização sobre temáticas relevantes, em épocas específicas do ano.

O Melhor Presente é Estar Presente. E isso depende do compromisso de todos nós para Viajar Sem Pressa, com Zero álcool e Zero telemóvel.

Todos juntos, vamos conseguir que nenhuma família fique destroçada, que nenhum de nós perca um familiar, um amigo ou um vizinho. É o compromisso de todos com as Zero Mortes.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo