Home / Notícias / 50 Restaurantes promovem este fim-de-semana o prato “Rancho à Moda de Viseu”

50 Restaurantes promovem este fim-de-semana o prato “Rancho à Moda de Viseu”

A partir desta sexta-feira, 5 de novembro e até domingo, meia centena de restaurantes irá servir o “Rancho à Moda de Viseu”, numa iniciativa promovida pela Associação Comercial do Distrito de Viseu (ACDV), em parceria com o Município de Viseu e o Regimento de Infantaria n.º 14.

Durante 3 dias 50 restaurantes do concelho têm na sua ementa rancho à moda de Viseu, um prato típico que nasceu no quartel do Regimento de Infantaria 14 de Viseu há mais de 2 séculos.

Conta o Comandante do RI14, Coronel Santos Sá que, “terá sido durante as invasões francesas que de improviso o comandante de então, pediu ao despenseiro para pegar em todos os ingredientes que tinha e entregá-los ao cozinheiro”. “O produto  final resultou numa receita à base de carnes, enchidos, massas, couves e grão de bico”. Um prato suculento, saboroso  e calórico, bom para animar as hostes militares”, referiu à Alive Fm Coronel Santos Sá.

De então para cá, o prato que ficou conhecido como a ”comida do soldado” continua a agradar aos militares, mas que só servido em dias de festa, refere Coronel Santos Sá.

A guardiã da receita está atualmente reformada, não sem antes receber as honras militares. Conhecida como a tia Angélica, com 88 anos foi agraciada com a medalha D Afonso Henriques – uma receita que para o comandante do Ri14 continua bem guardada, agora nas mãos da D Lucília.

Gualter Mirandez, Presidente da Associação dos Comerciantes fala num evento que diz começou em 2006, com meia dúzia de restaurantes e que a cada edição tem vindo a crescer.

Leonor Barata, vereadora da Cultura na Câmara de Viseu, diz que, através de um prato é possível partilhar um sabor, mas em particular um território.

Restaurantes aderentes.

 

Pode ver também

Operação Censos 2024: Viseu – GNR sinalizou 3.325 idosos que vivem sozinhos ou isolados

No âmbito da operação “Censos 2024”, a GNR (Guarda Nacional Republicana), sinalizou entre 1 de …

Comente este artigo